Como se voluntariar pela Rede E-Solidário


Existem 2 formas de se voluntariar usando a Rede E-Solidário. A primeira delas é procurando por pedidos de voluntariado que as organizações anunciaram no nosso site. A outra, é criando sua própria oferta de trabalho voluntário. Aqui neste post, vamos falar sobre essas duas formas de se voluntariar.

1) Como buscar e se candidatar a um pedido de trabalho voluntário anunciado

Para descobrir quais os trabalhos voluntários que as organizações da nossa Rede estão precisando, você começa clicando em “Quero Ajudar”.

Tela de abertura do site do E-Solidário com seta indicando onde clicar.

Na tela seguinte você clica em “Seja um voluntário”, na sessão “Tempo”,

Página de "Quero Ajudar" com opção "Seja um Voluntário" indicada

e em seguida em “Veja pedidos de voluntariados” (Clicando aqui você pula essas etapas).

Página de "Quero Ajudar" com opção "Veja pedidos de voluntariados" indicada

Você será direcionado para nossa página de Pedidos de Voluntariado, onde você verá uma lista com todos os trabalhos voluntários que as organizações estão precisando. Para facilitar a sua busca você pode filtrar a lista de pedidos por localidade, habilidade, causa de interesse entre outros.

Se você estiver acessando nosso site de um computador ou laptop, você verá esses filtros na lateral esquerda da página.

Página com a lista de pedidos voluntários e uma seta indicando os filtros da busca

 

Se você estiver acessando o site via celular, você consegue ver os filtros, clicando no ícone que no topo direito da tela.

Página com a lista de pedidos voluntários, vista no celular, e uma seta indicando os filtros da busca

Depois de dar uma olhada na lista de pedidos, você pode clicar naqueles que mais te interessaram para ver mais detalhes ou se voluntariar.

Na página do pedido escolhido, você também verá informações sobre a organização que está precisando de voluntários e poderá se candidatar ao trabalho, clicando no botão “Me Voluntariar”.

Página do pedido de voluntário com seta indicando botão "Me Voluntariar"

Se você não estiver dentro da nossa Rede, você seguirá para nossa página de login/cadastro. Caso você já seja cadastrado na Rede E-Solidário, basta entrar com seu e-mail, selecionar “Sim, já sou um Amigo Solidário”, digitar sua senha e clicar em “Entrar com e-mail”.

Tela de login com seleção pra quem é amigo solidário

Se você ainda não for cadastrado, você digita seu e-mail, seleciona a opção “Não, sou um novo Amigo Solidário” e clica em “Entrar com o E-mail”. Você será direcionado para nossa página de cadastro. Qualquer dúvida, siga os passos descritos neste post, começando pelo segundo passo.

Tela de login com seleção pra quem não é amigo solidário

Agora, se você já é cadastrado e já está logado na nossa Rede, você será levado direto para a página com formulário de inscrição para a oferta escolhida.

Página de cadastro em trabalho voluntário

Após preenchê-lo, clique em “Concluir” e pronto! Basta aguardar o contato da organização que fez o pedido, para vocês combinarem quando e como se iniciará o trabalho.

 

2) Como criar sua oferta de trabalho voluntário

Agora, se você não encontrou nenhum pedido de voluntariado que se encaixe com seu perfil, você pode criar sua própria oferta de trabalho voluntário.

Para isso siga os seguintes passos: Clique em “Quero Ajudar”.

Tela de abertura do site do E-Solidário com seta indicando onde clicar.

Na tela seguinte você clica em “Seja um voluntário”, na sessão “Tempo”,

Página de "Quero Ajudar" com opção "Seja um Voluntário" indicada

e em seguida em “Monte o seu perfil voluntário”. (Clicando aqui você pula essas etapas).

Página de "Quero Ajudar" com opção "Monte o seu perfil voluntário" indicada

Caso você ainda não esteja logado na nossa Rede você será direcionado para nossa página de login/cadastro. Se você já for um amigo solidário, entre com seu e-mail e senha. Caso ainda não tenha um cadastro no E-Solidário, realize-o, seguindo od passos descritos neste post, do 2 em diante.

Agora, se você já é cadastrado e já está logado na nossa Rede, você será direcionado para a página com formulário de criação de perfil voluntário. Nessa página você vai descrever um pouco das suas habilidades e falar sobre como você pode ajudar as organizações dom E-Solidário e qual a sua disponibilidade de horários.

Página de cadastro de trabalho voluntário

Depois de tudo preenchido, clique em “Concluir” e pronto! Você já criou sua oferta de trabalho voluntário! Agora basta aguardar que uma organização social entre em contato, para vocês combinarem a melhor forma de trabalharem em conjunto.

Gostou da ideia? Então corra pra nossa página e descubra um trabalho voluntário com a sua cara!

Comentários (0)