8 Dicas para Aumentar sua Rede de Contatos


Imagine a seguinte situação: sua organização vai realizar um evento, uma campanha financeira no E-Solidário ou uma ação para arrecadação de fundos entre amigos. Vocês já estão com tudo organizado e agora chegou a hora de divulgar a ação.

Além da propaganda boca-a-boca e da distribuição de cartazes pela vizinhança, contamos hoje em dia com a possibilidade de usar as redes sociais para isso. Já falamos sobre isso, numa outra matéria, que você pode ler aqui. Hoje vamos dar mais algumas dicas de como melhorar sua rede de divulgação.

1 – Escreva uma descrição clara na sua página no Facebook

Se sua organização já possui uma página no Facebook, você tem um bom começo. Mas ela precisa refletir muito bem os objetivos da sua organização, por isso é importante preencher de forma clara e objetiva a sessão “Sobre” da sua página, deixando claro o que sua organização faz e qual o motivo de sua existência.

Caso sua organização possua um website, inclua o endereço dele nesta sessão também. Endereço e email também devem estar presentes na sua fanpage. 

Para editar a página com informações da sua organização, clique no link “Sobre”, que fica na lateral esquerda da sua página.

Página do E-Solidário no Facebook. Seta vermelha indica link "Sobre" na lateral esquerda da página

Na página seguinte clique em “Editar informações da Página” para começar a escrever suas informações.

Página do E-Solidário no Facebook. Seta vermelha indica link "Editar" na lateral direita da página

Passando o mouse sobre cada sessão da página Sobre, aparece o link “Editar”. Clicando nele você consegue inserir cada item de cada sessão da página.

Página "Sobre" do E-Solidário no Facebook. Seta vermelha indica link "Editar"

Todas essas informações são importantes para que o seu seguidor conheça melhor sua organização e consiga encontrá-la nas buscas do Facebook.

2 – Convide seus amigos para curtirem sua página no Facebook

Sua página pode estar linda e muito bem descrita, mas nada disso adianta se ela não possuir seguidores. Sem seguidores, ninguém conseguirá ver o que sua organização publica. Uma boa ideia para começar, é convidar seus amigos do Facebook para curtirem sua página. Para isso você deve clicar no link “Comunidade” que também fica na lateral esquerda da sua página.

Página do E-Solidário no Facebook. Seta vermelha indica link "Comunidade" na lateral esquerda da página

Na página seguinte, você verá uma lista de amigos, na lateral direita da página. Para convidar seus amigos, basta clicar no botão “Convidar” ao lado do nome de cada um deles. Clicando em “Ver todos os amigos”, ele mostra mais amigos na lista.

Página "Comunidade" do E-Solidário no Facebook. Seta vermelha indica botão "Convidar" na lateral direita da página

3 – Mantenha sua página no Facebook “viva”

Uma página não atualizada, some do feed de notícias do Facebook e acaba sendo esquecida. Tente mantê-la sempre ativa publicando fotos das atividades da sua organização, das pessoas que participam dela, dos eventos que vocês organizam. Compartilhe matérias relevantes que você encontre na internet ou crie seus próprios textos. Uma página atualizada é uma página viva, sempre em evidência.

4 – Divulgue sua página, seu email e seu whatsapp

Outra maneira de ampliar sua rede de contatos, é divulgar, sempre que possível, o endereço da sua página, seu email e seu whatsapp. Inclua-os no cartão de visitas da organização, em cartazes de eventos, em assinaturas de email e por aí vai. Quanto mais pessoas conhecerem suas informações de contato, melhor para aumentar sua rede.

5 – Faça parte de grupos do Facebook

Peça para participar de grupos do Facebook que tenham a ver com os objetivos da sua organização ou que falem sobre seu bairro e bairros vizinhos.

E para encontrar esses grupos, você pode fazer uma busca no Google ou no próprio Facebook. Alguns grupos possuem nomes engraçados como “Joga pra Rolo Zona Norte”, então você pode buscar por palavras como “grupo solidariedade”, “grupo amigos do Méier”, “grupo meier”, “grupo zona norte” ou mesmo “joga pra rolo guadalupe”.

Para buscar no Facebook, você digita a palavra chave na busca que fica no topo da página e depois clica no link “Ver todos os resultados”

Topo da página do Facebook indicando campo de busca

Na página seguinte, clique na aba “Grupos”, para ver todos os grupos existentes no Facebook com as palavras que você buscou.

Página de resultado da busca do Facebook, com seta indicando a aba "Grupos" no topo da página

Escolha o grupo do qual quer participar e clique no botão “Participar” que fica ao lado do seu nome.

6 – Crie uma ficha de cadastro de amigos e colaboradores

Outra forma bem simples de ampliar sua lista, é criar o hábito de, sempre que receber visitas ou realizar eventos, pedir para os participantes preencherem uma ficha. Você não precisa de muitos dados dessas pessoas: nome, email, telefone e whatsapp já são o suficiente. Muito importante também é perguntar se a pessoa concorda em receber notícias da sua organização via redes sociais e mensagens. Se ela não concordar e mesmo assim você enviar, pode gerar antipatia pela sua organização e o tiro sai pela culatra. Abaixo você pode ver um exemplo de ficha de inscrição:

Exemplo de fica de cadastro

7 – Mantenha uma planilha com sua rede de contatos

Para facilitar a organização da sua rede de contatos, você pode criar uma planilha com todos os dados que você coletou. Essa planilha pode ser feita no Word, no Excel ou mesmo num caderno. O importante é que ela esteja sempre ao seu alcance, fácil de achar e de usar. Se sua organização não possui nenhum desses programas, mas tem acesso à internet, pode usar as planilhas do Google, que são gratuitas e podem ser acessadas de qualquer lugar. Nessas planilhas você pode colocar os dados que coletou e assim, toda vez que precisar desses dados, eles estarão lá, fáceis de encontrar. Veja um exemplo de como montar essa planilha abaixo:

Planilha do Excel

Você pode ainda, criar uma ficha de inscrição online, usando os formulários do Google. Cada vez que alguém preenche esse formulário online, os dados vão sendo armazenados em planilhas, que você também acessa via internet. Veja aqui um exemplo de formulário. Clicando na aba “Respostas” você vê as respostas coletadas. A vantagem do formulário online, é que você pode divulgá-lo nas suas redes sociais, pedindo para as pessoas se inscreverem.

8 – Use # (hashtags)

As hashtags são importantes para ajudar as pessoas a encontrarem suas publicações no meio de tantas outras. Elas devem ser curtas e sempre ter a ver com o assunto do seu post.

Usar hastgas é muito simples, basta escrever o símbolo # antes da(s) palavra(s)-chave que você quer destacar. Se você for usar mais de uma palavra na sua hastag, escreva todas as palavras juntas e use maiúsculas na primeira letra de cada palavra. Por exemplo: #RedeE-Solidario.

Mas não use muitas hashtags. Foque sempre em 4 ou 5. Hastgas demais confundem mais do que ajudam.

Close em post do facebook com exemplo de hashtags

Desta forma, devagar e sempre, sua organização vai formando uma rede de amigos e colaboradores. E cada vez que precisar divulgar suas ações, pode fazê-lo via Facebook, whatsapp ou email, pois sua organização já possui uma lista de contatos que foi juntando aos poucos.

E lembre-se, mantenha sua lista sempre atualizada, organizada e sempre crescendo. Você vai se surpreender em como suas divulgações ficarão mais fáceis.

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