6,5 milhões de brasileiros realizaram trabalho voluntário no país em 2016, segundo IBGE


Menina segurando um saco plástico e vestindo luvas, agacha sobre gramado e pega uma garrafa pet no chãoTrabalho voluntário é aquele não compulsório, realizado através da produção de bens e serviços para terceiros, por pelo menos uma hora na semana, e pelo qual não se recebe nenhum pagamento em dinheiro ou benefícios.

Segundo levantamento do IBGE feito através da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua de 2016, 6,5 milhões de pessoas realizaram trabalho voluntário, no Brasil, em 2016. Isso corresponde a 3,9% da população de 14 anos de idade ou mais. A maioria dessas pessoas realizou trabalho voluntário em locais como congregação religiosa, sindicato, condomínio, partido político, escola, hospital, asilo.

Rapaz pinta rosto de criança

O exemplo mais comum de voluntariado é o da prestação de serviços para uma instituição, mas existem outros, que são menos conhecidos, mas muito praticados: o vizinho que acompanha um idoso a uma consulta médica, o trabalhador que oferece carona para o colega, e profissionais liberais que prestam serviços gratuitamente.

Outro dado curioso que foi levantado pela pesquisa é que as pessoas ocupadas realizaram mais trabalho voluntário que as não ocupadas: enquanto 4,2% dos ocupados realizavam trabalho voluntário, apenas 3,6% dos não ocupados trabalhavam como voluntários. O que prova que a velha desculpa da “falta de tempo” não cola mais.

Criança sentada no colo de mulher, brinca com massinha de modelarO número de mulheres que realizou trabalho voluntário também foi maior que o dos homens, mas o número de horas dedicadas ao voluntariado não foi muito diferente entre homens e mulheres e ficou entre 6,6 a 6,9 horas semanais. E mais: a taxa de trabalho voluntário vai crescendo com a idade: 2,5% para as pessoas de 14 a 24 anos de idade, 4,1% para as pessoas com idade entre 25 e 49 anos e 4,6% entre as pessoas de 50 anos ou mais.

Mas o mais importante de toda essa pesquisa é entendermos que o trabalho voluntário pode ocorrer de inúmeras formas e pode beneficiar uma enorme variedade de organizações e causas, incluindo pessoas, meio ambiente, animais, e a comunidade em geral. Aliás, é muito comum ouvirmos de pessoas que realizam trabalho voluntário, que quem mais se beneficia com essas atividades é o próprio voluntário.

Voluntariado é isso: não escolhe idade, sexo, credo ou raça. Basta a vontade de ajudar, ensinar e aprender.

Agora é com você: acesse nosso site e descubra como é fácil ser um voluntário!

Comentários (0)