Visita Solidária de abril – Centro de Integração Social Isabel Maria


Fachada de entrada da organização. Amigos solidários entram.

Domingo foi dia de mais uma Visita Solidária. Desta vez fomos conhecer o Centro de Integração Social Isabel Maria. Encontramos a organização toda decorada com o tema da visita: Copa do Mundo. As crianças também aproveitaram para caprichar no visual verde e amarelo.

Sala de recreação. Crianças e responsáveis sentam no chão.

Crianças vestem uniformes da seleção brasileira de futebol

Depois de sermos muito bem recebidos, fomos conhecer as instalações da organização. Tudo muito bem cuidado e decorado com muito carinho.

4 imagens das instalações da organização

Em seguida Pâmela e sua mãe, Angélica, nos apresentaram à história do Centro. Tudo começou quando famílias, acampadas à beira da Av. Brasil, aguardavam a construção de suas futuras casas. Um grupo de voluntários, com destaque para Angélica e o atual representante legal da instituição, Cláudio, decidiram fazer algo pelas crianças que ali viviam. Eles ocuparam um imóvel abandonado e desenvolveram um trabalho voltado para o reforço escolar. Com ajuda de doações de móveis, material escolar e alimentação e orientações sobre qualificação profissional e legalização das atividades, a organização foi crescendo. Sua mãe, Isabel Maria, ficou muito apegada às crianças e também se tornou uma grande apoiadora da iniciativa.

Responsáveis pela organização contam sua história

Após seu falecimento, a instituição decidiu homenagear mãe e filha, dando o nome de Isabel Maria ao projeto. Tempos depois a filha também veio a falecer, mas suas inúmeras e valiosas orientações nunca foram esquecidas. Graças a elas a instituição conseguiu se consolidar por meio da qualificação de seus profissionais e da legalização de suas atividades.

De lá para cá as famílias se mudaram para as casas que foram construídas. Pâmela cresceu e também se qualificou para atuar na instituição. Mas as dificuldades continuaram. Imóveis destinados às creches estavam trancados e sendo saqueados. Angélica e Cláudio tiveram que se esforçar novamente para que esses espaços pudessem ser usados pelas crianças. Nessa época foi necessário até usar a casa do Cláudio como creche.

Sala da creche com crianças e tias sentadas no chão

Tanta luta valeu a pena. Hoje a creche tem convênio com a Prefeitura e os profissionais são remunerados com os recursos recebidos. Infelizmente o projeto destinado a crianças e jovens de 6 a 14 anos não tem a mesma sorte. Ele depende de editais para cobrir seus gastos e seus profissionais são voluntários, recebendo apenas uma modesta ajuda de custo para cuidar de um número grande de crianças. Independente do apoio recebido, a busca por doações é permanente e essencial para sua sobrevivência. 

Para colaborar com o lindo trabalho do Centro de Integração Social Isabel Maria, levamos conosco uma tv 32″ polegadas e seis ventiladores, que foram doados à organização.

Foto da caixa da tv e do ventilador doados

Depois dessa introdução reunimos a criançada para nos apresentar. A ansiedade pelo início das brincadeiras foi só aumentando!

Crianças sentada no chão prestam atenção à apresentação do E-Solidário

Os amigos solidários dividiram as crianças por idade para oferecer várias atividades ao mesmo tempo. As atividades foram muitas e variadas: brincadeiras com massinha de modelar, lençol gigante e bolinhas coloridas, cabo-de-guerra, batata quente, vôlei, chute a gol. Foi só diversão!

menino mostra sua escultura feita com massa de modelar

Crianças brincam segurando e balançando as bordas de lençol colorido

Crianças brincam segurando e balançando as bordas de lençol colorido com bolas quicando no mesmo.

Crianças brincam de batata quente

Crianças jogam vôlei

Crianças brincam de cabo-de-guerra

Crianças jogam chute a gol

Os amigos solidários tentaram dar atenção a todos, mas é sempre bom contar com a ajuda e a experiência das “tias” da organização, né?

Crianças brincam em torno de uma das tias

A pintura de rosto, nosso sucesso garantido, não poderia faltar!

Mulher pinta rosto de menino

Homem pinta rosto de menina

E pra manter o tema Copa do Mundo ainda mais colorido, todos ganharam pulseirinhas da torcida verde e amarelo!

Crianças sentadas no chão mostram suas pulseiras coloridas

E assim, aos poucos, com muito carinho, muita alegria e felicidade, nossa visita foi chegando ao fim.

Mulher abraça menina

Menina sorri para a câmera

casal de crianças sorri para a câmera

Até a próxima, pessoal!!!

Amigos solidários posam pra foto

Comentários (0)