Conheça as Organizações da nossa Rede – Projeto Arte Transformadora


A história do Projeto Arte Transformadora começa com um grupo de teatro itinerante, que guardava seu material de trabalho num local apertado no complexo da Penha, Rio de Janeiro. As crianças do local logo ficaram curiosas com aquele entra e sai de fantasias e começaram a fazer perguntas sobre o grupo de teatro e suas atividades. Foi neste momento que Albert, um dos integrantes do grupo, percebeu que havia ali uma chance de fazer algo por aquelas crianças e criou, junto com seus amigos, o Projeto Arte Transformadora, com o objetivo de levar cultura e educação a crianças e famílias do complexo da Penha.

logo do projeto arte transformadora

A primeira sede do projeto rapidamente ficou pequena, de tão grande que foi a adesão de crianças à organização. Em 6 meses precisaram se mudar para um espaço maior e no início de 2016 conseguiram obter sua documentação e se oficializar.

Grupo de crianças, jovens e adultos posam pra foto

Além das apresentações de teatro itinerante, que contam com uma lona de 15m x 8m e um teatro móvel de 3,5m x 3m, o projeto também oferece oficinas de ballet, flauta doce, informática, violão, capoeira, artesanato, teatro, percussão e reforço escolar. Ufa! Aliás, foi através de uma Campanha Solidária realizada pela nossa Rede, que a oficina de percussão conseguiu doações para a compra dos instrumentos.

Imagens de diversas atividades realizadas pela organização

O Projeto Arte Transformadora está passando por muitas dificuldades, mas não deixa a peteca cair. Para pagar suas contas, organiza almoços, festas e outros eventos e conta com ajuda de doações.

Equipe do projeto Arte Transformadora posa à frente de um bolo

TV doada por Amigo SolidárioHá alguns meses, o projeto também recebeu a doação, através do E-Solidário, de uma tv de 40’’. Apesar da tv não ter som, está sendo muito aproveitada como monitor para demonstração de informações da organização e suporte às aulas.

Segundo Albert, um dos fundadores do projeto, a adesão à Rede E-Solidário foi um grande divisor de águas para a organização. Até conhecer a nossa Rede, Albert se preparava através de estudos diários sobre a documentação e formalização da organização. Quando nos conheceu, e através da nossa ajuda, percebeu que estava indo no caminho certo e ganhou mais forças para continuar.

O projeto também participa da nossa parceria com o IFPS (Instituto Floriano Peçanha do Santos) e até ser procurado pelo instituto, o projeto, segundo Albert, ainda estava engatinhando. Já possuía boa parte do material de formalização, mas foi por meio desta parceria, que conseguiu descobrir o que fazer com os documentos e quais passos dar em seguida. “Estamos bastante evoluídos, mas queremos estar corretos”, diz Albert.

No último encontro das organizações do E-Solidário, o Projeto Arte Transformadora participou da palestra sobre a nossa parceria com o IFPS. Para que todos entendessem melhor o processo desse trabalho com o Instituto, o Arte Transformadora se dispôs a dividir com os presentes alguns de seus resultados. Muito emocionado, Albert confessou que se sentiu muito honrado por terem sido escolhidos como exemplo.

Albert do projeto Arte Transformadora, ao lado de Elis do IFPS, fala durante evento Solidário

Pois saiba que somos nós que nos sentimos honrados em tê-los na nossa Rede! Além de muito felizes em saber que estamos fazendo tanta diferença para vocês!

E se você, assim como nós, se emocionou com essa linda história de superação, conheça e colabore com o Arte Transformadora visitando seu site, sua página no facebook ou seu perfil a nossa Rede.

Comentários (0)