Conheça as organizações da nossa Rede – Centro de Convivência Mais Que Vencedores


A história do Centro de Convivência Mais Que Vencedores começa com uma festa de Natal, organizada em 2012, na Favela do Quiabo, em Vila Kennedy, por Marta, a fundadora da organização, e seus amigos. A festa fez tanto sucesso, que seu grupo foi convidado pelo CIEDS e pelo SESC para receberem cursos de capacitação do projeto Saber Comunitário. O projeto incluía cursos de educacionais, de formação profissional, cuidados com idosos e crianças, sócios-ambientais entre muitos outros. Foram 4 a 5 meses atendendo cerca de 500 pessoas da comunidade.

Meninas da ONG posam pra foto junto com Carla, uma das responsáveis pelo Centro

Com o tempo, a organização foi crescendo e criando novos projetos e iniciativas: cursos de corte e costura, manicure, cabeleireiro, maquiagem, artesanato, aulas de dança, reforço escolar, passeios para museus, circo, parques, atendimento jurídico, além de apresentação de palestras sobre saúde e direitos da mulher, da criança e do adolescente. Uau!

Diversas imagens de atividades realizadas na ONG

4 mulheres, entre elas Carla e Marta, posam pra foto em filaSegundo Carla, capacitadora de recursos e administradora da organização, o Centro foi gradativamente se fortalecendo social e culturalmente. A união em atividades com outras instituições, como a “Favela Criativa”, na qual organizaram um bazar de livros, também ajudou-os a crescer e a ganharem visibilidade. Tanto é que, um tempo depois, precisaram aumentar seu espaço e mudaram-se para a Associação de Moradores do QUAFA, onde estão até hoje.

 

Seu contato com o E-Solidário aconteceu há 4 anos, através de uma amiga de Carla, que sugeriu que a organização se unisse à nossa Rede. De lá pra cá, já participaram de Bolões Solidários, nos quais receberam computadores, Campanhas Solidárias, que possibilitaram a compra de 2 barracas para a ONG, a realização de uma festa de Natal e outra no Dia das Crianças, além de terem recebido uma de nossas Visitas Solidárias, quando foi organizada uma festa “Julina” e material de construção para a reforma de sua cozinha foi doado pelos Amigos Solidários.

Aferimento de pressão - projeto organizado pela ONG na comunidade

à esquerda: árvore de Natal de papel presa à parede com dizeres / a direita: criança recebe presente de Natal

telhas e tijolos doados por amigos solidários

A ONG também está participando da nossa parceria com o Instituto Floriano Peçanha dos Santos (IFPS) e já passaram pela primeira fase do projeto, na qual receberam orientações sobre a documentação necessária para se formalizarem. A organização já possui todo o material pronto, mas, infelizmente, ainda não conseguiu dinheiro para mandar tirar essa documentação.

Como a maioria das organizações sociais no Brasil, o Centro de Convivência Mais Que Vencedores passa por dificuldades financeiras e não recebe mais apoio e recursos governamentais. Por conta disso, a maioria dos seus cursos precisou ser cancelado. O único que ainda se mantém, em parceria com outra iniciativa, é o curso de ballet.

Aula de ballet para crianças

Mas a organização continua viva, através do seu trabalho de orientação e educação com os moradores da comunidade e de bazares que organiza com doação e venda de roupas.

Ficamos muito felizes em ter essa organização participando da nossa Rede. Muito obrigado, Mais que Vencedores! Juntos continuaremos vencendo as adversidades!

Se você, assim como nós, gostou da história e da garra do Centro de Convivência Mais Que Vencedores, conheça ainda a sua página no Facebook. Você também pode ajudá-los através da página da organização na nossa Rede, onde encontra seus pedidos de doação.

Comentários (0)