Veja como foi nossa Visita Solidário de setembro!


Dia 24 de setembro foi dia de mais uma Visita Solidária! Desta vez, fomos conhecer o Centro Educacional Joel Mário, mais conhecido como Casa de Joel. Assim que chegamos, fomos recebidos por uma enorme faixa na entrada do Centro!

faixa anunciando nossa visita

Contamos novamente com a parceria dos moradores e da Comissão de Transporte do Condomínio Parque das Rosas, que trouxe ainda mais animação à nossa visita!

pessoas dentro do ônibus acenando e sorrindo para a câmera

Logo no início da visita, fomos apresentados à história da Casa de Joel. A instituição nasceu do sonho de Joel Mário e sua esposa, professora, que começou atuando como explicadora na comunidade.

Pessoas de pé escutando a apresentação da organização

Com o crescimento da organização, a casa passou a oferecer creche para os moradores de Cordovil, bairro que não possui creches gratuitas. Crianças de 7 a 14 anos também são atendidas pela Casa, através do Projeto Curumin, que oferece capoeira, dança, noções de preparo de alimentos e também reforço escolar, essencial para várias delas que sequer sabem ler e escrever.

Crianças, jovens e adultos da Casa de Joel

Há ainda o Projeto Conexão, onde jovens de 15 a 17 anos fazem cursos de web design e empreendedorismo. Eles também recebem ajuda do CIEE que ajuda na inserção dos jovens no mercado de trabalho por meio do Projeto Menor Aprendiz. Infelizmente, nem todas as vagas desses cursos foram preenchidas, porque muitos jovens não possuem a escolaridade mínima necessária.

Outro grupo que também conta com o apoio da Casa, é o da terceira idade, que recebe aulas de informática e dança. É coisa à beça, né?

Com o tempo, a Casa de Joel conseguiu um convênio com a prefeitura, mas as dificuldades continuam, pois os repasses não cobrem todas as despesas. As crianças atendidas são muito carentes e problemas de estrutura familiar são bem comuns. Muitas delas, por exemplo, só conseguem se alimentar na organização.

menina roda bambolê na mão

Depois de escutar toda essa bela apresentação, fizemos um passeio pela Casa de Joel. Mesmo com tantas dificuldades, a organização consegue oferecer às crianças um ambiente muito bem cuidado e cheio de carinho.

montagem com 4 fotos mostrando as dependências da organização

Para esta visita, conseguimos arrecadar doações suficientes para a compra de um freezer, alimentos perecíveis, material de limpeza e lanche do evento. Obrigado a todos que contribuíram!

doações: freezer, alimentos perecíveis, material de limpeza e lanche do evento

Terminado o passeio, chegou a hora da diversão! Os amigos solidários se dividiram em grupos para oferecer atividades variadas para todas as crianças.

crianças e adultos brincam com massinha de modelar

crianças e adultos pulam dentro e fora de bambolês colocados no chão

crianças e adultos brincando de roda

E todos juntos brincaram com nossa clássica atividade: o paraquedas! Lindo!!!

crianças e adultos seguram um círculo de pano colorido e jogam bolas para cima

Depois de tanta correria e brincadeira, hora de repor as energias. O lanche estava uma delícia!

crianças lancham

Olha a cara de felicidade dessas meninas!

Duas meninas sorriem para a foto

E que tal esse lindo desenho com poesia?

desenho feito pelas crianças

Tanta alegria e diversão só podem deixar saudades e muita vontade de participar de uma nova visita! Até a próxima!!!

turma do e-solidário pousa pra foto

Para ver mais fotos desta visita, acesse nosso álbum no facebook!

Comentários (0)