Conheça as organizações da nossa Rede – ONG Alfa


A ONG Alfa foi fundada oficialmente em 2006, mas bem antes disso, em 2003, um grupo de pessoas com a vontade de gerar melhorias na sua cidade, já havia começado trabalhos voluntários em diversas comunidades, como a Escolinha de Futebol no Morro Dona Marta, no Rio de Janeiro.

meninos da escolinha de futebol do Santa Marta

Hoje, mais de 10 anos depois, a ONG Alfa atende, direta e indiretamente, cerca de 2500 pessoas, entre elas, 850 crianças. Além da Escolinha de Futebol, que já conta com a participação de 150 meninos e meninas, a ONG Alfa também ajuda crianças de comunidades dos bairros da Lapa, Glória, Catete e Flamengo com doações de alimentos, roupas e calçados. Através de parcerias com outras instituições, a organização também conseguiu bolsas de estudo com 100% de desconto no curso Cultura Inglesa para cerca de 50 crianças e outras 5 bolsas de 50% em cursos da Universidade Estácio.

Dois meninos sorriem para a foto

São muitos números, mas eles não param por aí. A ONG Alfa também organiza eventos e projetos culturais como o espetáculo musical “Ilana e a Banda dos Bichos”, que faz apresentações itinerantes em diversas comunidades do Rio de Janeiro, além de coordenar o projeto Recicla Vida, que atende a cerca de 300 famílias de ex-catadores de lixo em Bongaba, Magé. São 4 campanhas anuais: Festa de Páscoa, Agasalho, Dia das Crianças e Natal. Em cada uma delas, o dia é dedicado a atividades lúdicas e recreativas para as crianças do local.

No evento Recicla Vida, 2 mulheres e um rapaz com as caras ointadas de guache posam ppara a foto abraçados a 4 crianças

Há algum tempo, a Igreja Assembléia de Deus, situada na rua Pedro Américo, também precisou da ajuda da ONG Alfa. Toda segunda-feira a igreja oferecia jantar para moradores de rua, mas infelizmente, por falta de verba, esse projeto estava para ser encerrado. Graças à colaboração da ONG, eles conseguiram doações de alimentos e o projeto pode continuar alimentando esses cerca de 120 moradores de rua da região.

Menino com o rosto pintando de guache, sorri para a foto

A ONG Alfa teve seu primeiro contato com a Rede E-Solidário logo no seu início. Assim que foi convidada a participar da Rede, fez seu cadastro. De lá pra cá, já conseguiu inúmeras doações, como microondas e fraldas. Segundo Chirlen Vieira, uma das fundadoras da organização, “O E-Solidário ajuda as organizações a ganharem visibilidade, pois a cada doação, o doador que entra em contato com a ONG cria um vínculo maior com ela”. Além disso, Chirlen também acredita que os encontros que o E-Solidário promove, ajudam as organizações a se conhecerem, criam maior envolvimento entre elas e colaboram para que cada organização renove seu compromisso com os próprios sonhos e objetivos.

Menino come pedaço de bolo e olha para a câmera com o rosto todo sujoA ONG Alfa é também uma das organizações que está participando da nossa parceria com Instituto Floriano Peçanha dos Santos. Por meio desta parceria a organização descobriu muitos pontos a serem melhorados e já está apta a se associar ao CNAS (Conselho Nacional de Assistência Social)!

Se você gostou do trabalho da ONG Alfa e quer conhecê-la mais de perto, visite seu site. A organização também possui uma página no facebook e pode ser ajudada através da nossa Rede. Aliás a ONG está com um projeto de aulas de violão em andamento e em breve vão precisar de doações do instrumento!

Comentários (0)