Conheça as organizações da nossa Rede – Núcleo Sócio Cultural Semente do Amanhã


Estamos dando início a uma série de matérias, nas quais vamos apresentar algumas das organizações que participam da nossa Rede e seu envolvimento com o E-Solidário. Iniciando esta série, apresentamos o Núcleo Sócio Cultural Semente do Amanhã.

logo semente do amanhãO Núcleo Sócio Cultural Semente do Amanhã fica na Vila Aliança, em Bangu. Fundado há 30 anos, o Semente do Amanhã é a realização do sonho de uma menina pobre e moradora de rua que aos dezoito anos resolveu descruzar os braços e contribuir para a construção de um mundo melhor.

Era o ano de 1987 e tia Selminha, como a menina é hoje conhecida, estagiava na Embratel. Com a ajuda de colegas de trabalho, conseguiu donativos para construir uma sala em cima da casa de sua mãe e deu início à Instituição Semente do Amanhã, que começou oferecendo jantar diariamente para trinta crianças, além de noções de cidadania para os frequentadores e seus familiares.

Hoje, 30 anos depois, o Núcleo Sócio Cultural Semente do Amanhã oferece oficinas de capacitação para o mercado de trabalho, atende a famílias, informando, esclarecendo e ajudando a afastar suas crianças e jovens da criminalidade. Cerca de 180 crianças, 30 jovens e 50 famílias são beneficiadas diretamente pela organização.

Crianças participam da aula de cidadania

As dificuldades são muitas. Como a organização fica em área considerada de risco, dificilmente consegue participação de voluntários, visitas de outras organizações ou de interessados em ajudar. Para termos uma ideia do perigo da região, o Semente do Amanhã está precisando, com urgência, construir um muro de tijolo concretado, para proteger suas crianças das balas perdidas. Infelizmente, o custo com material e construção deste muro é muito alto e dificilmente a organização conseguirá fazê-lo sem a contribuição de muitos amigos ou de alguma empresa.

meninas fazem apresentação de Ginástica rítmica na casa da moeda

Entre várias iniciativas, o Semente do Amanhã realiza um bazar de roupas, como forma de arrecadar dinheiro. E recentemente, tia Selminha instituiu o Dia da Doação na ONG, no qual incentiva e encoraja as crianças e seus familiares a manterem o hábito da doação.

Há cerca de 5 anos o Semente do Amanhã conheceu o E-Solidário e rapidamente associou-se à nossa Rede. Segundo tia Selminha, apesar de todas as dificuldades pelas quais eles passam diariamente e mesmo sem muitos braços voluntários, o Semente do Amanhã acessa nosso site sempre que pode, verificando as doações oferecidas e anunciando pedidos de doação, quando precisam. Já conseguiram uma série de itens através das doações oferecidas na Rede e muitos doadores passaram a falar e colaborar diretamente com a organização depois de feito o primeiro contato através do E-Solidário.

doações recebidas através do E-Solidário

O Semente do Amanhã também já participou de 3 Bolões Solidários, recebendo doações de máquinas de costura para seu ateliê, violões para suas oficinas musicais e a material para reparo e construção de uma coluna de sustentação da casa. Recentemente ganharam também uma doação de vale-compras de supermercado. O que possibilitou o reabastecimento da ONG com alimentos e materiais de higiene e limpeza.

Crianças tocam violão

Segundo o Semente do Amanhã, “O E-Solidário é um forte elo de uma corrente que não para de crescer. Através do E-Solidário as organizações ganham respeitabilidade e confiabilidade das pessoas que estão de fora. E todos juntos conseguimos tornar a mudança possível. Parabéns e obrigado!”

Nós é que agradecemos, tia Selminha e Semente do Amanhã! São iniciativas como as de vocês que nos dão esperança e vontade de seguir nosso trabalho! Parabéns a todos!

E se você gostou da história desta organização e quer conhecer um pouco mais do Núcleo Sócio Cultural Semente Amanhã, visite seu site, curta sua página no Facebook e colabore com a organização através do E-Solidário. Além da construção do muro, eles também estão precisando de um fogão a gás de bujão com urgência!

adultos e crianças fantasiados para festa junina posam pra foto

Comentários (0)