Divulgando sua Campanha Financeira no Whatsapp


Continuando nossas dicas sobre como divulgar sua Campanha Financeira, vamos falar agora de uma outra ferramenta bastante utilizada para isso, o Whatsapp. Através dele, você consegue enviar a sua mensagem a pessoas da sua lista de contatos, grupos de pessoas e até pessoas as quais você não conhece.

quadradaO Whatsapp é um aplicativo que você instala em celulares. Então para divulgar sua organização através dele, você precisa ter um celular com esse aplicativo instalado. O celular não precisa ser da organização. Isto seria o ideal, mas ele pode ser de qualquer pessoa ligada à sua organização ou mesmo de algum amigo.

Se você ainda não possui um celular com o Whatsapp instalado, siga aqui o passo-a-passo para instalar o Whatsapp nos celulares: Windows Phone, Android e iPhone.

E se você já tem um celular com o Whatsapp, já pode começar a divulgar a sua campanha através dele. Separamos algumas dicas que podem te ajudar nessa ação:

1 – Divulgue o endereço da sua Campanha Financeira no Whatsapp

Toda Campanha Financeira tem sua própria página no site do E-Solidário. É através desta página, que as pessoas vão conhecê-la, saber do que ela trata e fazer suas doações. Por isso é muito importante que você divulgue o endereço desta página para todos os seus contatos.

Para descobrir o endereço da sua campanha, basta abrir o seu navegador e entrar na página da campanha. O texto que fica bem no topo do seu navegador, é o endereço da sua campanha.

A seguir você vê o endereço da sua campanha no navegador de um computador:

Página de Campanha Financeira com link em destaque

Abaixo o endereço da campanha no navegador do celular:

tela da campanha no celular com o endereço destacado

 

~ ~ ~ ~ ~

2 – Junto com o endereço da campanha, envie um texto interessante e explicativo

Para tornar a sua divulgação mais atrativa, sugerimos sempre que você mande um texto introdutório junto com o link para ela. Isso ajuda as pessoas a entenderem do que a campanha trata e como elas podem te ajudar. Esse texto deve vir sempre antes do link para a campanha, como você vê no exemplo abaixo:

Tela do whatsapp com mensagem

Está sem ideias para os textos? Separamos algumas sugestões para você:

“Estamos com uma Campanha Financeira na Rede E-Solidário e precisamos muito da sua ajuda! Clique no link abaixo e colabore! Não pode ajudar com doação? Sem problemas, compartilhe a nossa Campanha por aí! Já ajuda, e muito!”

ou

“Nossa organização está precisando da sua ajuda. Para isso, criamos uma Campanha Financeira no E-Solidário e você pode colaborar, clicando no link abaixo. Se não puder fazer uma doação, ajude-nos compartilhando este endereço! A solidariedade agradece!

ou ainda

“Quer nos ajudar, mas não sabe como? Agora você já tem uma forma! Faça uma doação para a nossa Campanha Financeira no E-Solidário, clicando no link abaixo! Não pode doar, mas mesmo assim quer ajudar? Então, compartilhe!”

ou mesmo

“Estamos precisando de (descreva aqui o que a sua organização irá comprar com as doações) e você pode nos ajudar. Basta fazer uma doação para a nossa Campanha Financeira no E-Solidário. Clique no link abaixo e descubra como. Não se esqueça de compartilhar a mensagem também!”

~ ~ ~ ~ ~

3 – Se puder enviar uma imagem junto, melhor ainda!

Somos seres muito visuais e por isso divulgações que vem acompanhadas de imagens fazem sempre mais sucesso. Escolha uma foto bem bacana da sua organização ou dos seus beneficiados para usar junto com o texto da divulgação. O ideal é que a imagem não seja muito grande, para chegar mais rápido aos seus contatos. Junto com a imagem, envie seu texto e o link. Veja como é fácil:

a) Na tela de envio de mensagens, clique no ícone do “clips”.

Tela de mensagem do whastapp. Seta indica onde clicar

b) Na janela que surge com diferentes ícones, escolha “Galeria”.
Você também pode escolher “Câmera” e fazer uma foto na hora que for enviar a mensagem.

Tela de mensagem do whastapp. Seta indica onde clicar

c) Na sua galeria de fotos do celular, escolha uma imagem.

Fotos da galeria do celular

d) Depois de escolhida a imagem, escreva seu texto no campo onde está escrito: “Adicione uma legenda”. Não se esqueça de colocar também o link para a sua Campanha.

Tela de mensagem do whastapp. Seta indica onde clicar

e) Clique na setinha verde para enviar a sua mensagem com foto.

Tela de mensagem do whastapp. Mensagem de foto com texto pronta para envio

 

f) Pronto! Mensagem com foto enviada!

Tela do whatsapp com mensagem e imagem

~ ~ ~ ~ ~

4 – Peça sempre para compartilharem sua campanha

Para que a sua divulgação atinja muitas pessoas, é sempre importante lembrar, na sua divulgação, que todos podem participar compartilhando a mesma mensagem. Então escreva sempre na sua mensagem frases como:

“Ajude-nos ainda mais, compartilhando esta mensagem com seus amigos.”

ou

“Não pode ajudar com doações? Ajude-nos compartilhando a mensagem.”

ou ainda

“Quer ajudar além da doação, espalhe nossa campanha por aí!”

Quanto mais você lembrar seus amigos de que eles podem ajudar divulgando a campanha, melhor!

~ ~ ~ ~ ~

5 – Insista na divulgação, mas cuidado com os excessos

muitas logos do whatsappNo nosso artigo sobre as dicas de divulgação no Facebook, falamos sobre o quanto é importante insistir na mensagem. O único cuidado com o Whatsapp, é que ele faz barulho no celular de quem recebe a notificação. Então, mandar a mesma mensagem várias vezes ao dia, pode se tornar muito irritante pra quem está do outro lado e pode estragar a sua divulgação. Envie a mensagem, no máximo, uma a duas vezes por semana. E dê preferência aos grupos, pois eles alcançam mais pessoas ao mesmo tempo. Não passe deste limite, senão sua organização pode ficar conhecida como a irritante do Whatsapp e sua divulgação virar um tiro no pé.

~ ~ ~ ~ ~

6 – Cuidado com o horário que vai enviar a mensagem

desenho de vários despertadoresComo explicamos acima, o Whatsapp geralmente emite um som de notificação no celular. Por conta disso é bom prestar atenção no horário em que você vai enviar suas mensagens. Evite mandar mensagens muito cedo de manhã ou muito tarde à noite. Ninguém gosta de ser acordado ou ter seu sono atrapalhado pelos barulhinhos do celular, certo?

~ ~ ~ ~ ~

Seja criativo e não fique parado! Faça com que sua Campanha Financeira seja bastante compartilhada! É desta forma que você consegue muitos doadores e uma campanha 100% bem sucedida!

 

Comentários (0)