Visita Solidária de Maio – Casa Lar Mangueira


Dia 1º de maio é conhecido como o Dia do Trabalho, mas para nós, do E-Solidário, foi também dia de diversão e Visita Solidária! Estivemos na Casa Lar Mangueira, que acolhe jovens com deficiência física, mental e sensorial, que se encontram em situação vulnerável.

Logo que chegamos, despertamos a curiosidade dos rapazes. Depois de quebrado o gelo, fomos todos muito bem recebidos, com abraços e carinho. Muitos desses jovens não recebem visitas de seus parentes, o que para eles, faz toda a diferença. Alguns chegam a fugir, só para visitar seus familiares. Então toda e qualquer visita é sempre muito bem-vinda!

foto8

Gabriel, o responsável pela Casa Lar Mangueira, nos contou a história da organização, que foi criada em 2002, mas, por falta de verba, precisou fechar suas portas em 2012. Dois anos depois, em 2014, o grupo responsável pelo abrigo Betel abraçou sua causa e trouxe de volta para a instituição todos os jovens que dela faziam parte.

Gabirel conta a história da organização, enquanto visitantes e benefciciados escutam com atenção.

O Lar conta com um grupo multidisciplinar formado por fonoaudióloga, enfermeiros, cuidadores e psicóloga. Seu objetivo é reinserir os jovens no mercado de trabalho e na sociedade. Na Casa Lar Mangueira eles são abrigados e usam o espaço da Vila Olímpica da Mangueira para realizar atividades físicas como atletismo, futebol e natação. Aqueles que possuem uma condição mínima de independência, são apoiados e encaminhados para tal. Mas aqueles que não tem condições de morarem sozinhos, mesmo trabalhando, são abrigados pela organização. É um trabalho sério e muito, mas muito bonito!

Cozinha e área de serviço

Depois dessa breve apresentação, os próprios jovens, cheios de orgulho, foram nos mostrando as instalações da sua Casa. Tudo muito limpo, organizado e acolhedor. Fazer com que os beneficiados se sintam em seu lar é uma meta constante a ser alcançada pela organização.

Casa apresentada e visitada, demos início às atividades musicais que preparamos para essa visita. Começamos construindo chocalhos artesanais. Cada jovem construiu seu próprio chocalho, que seria utilizado em seguida, durante a cantoria, acompanhada pelo violão do amigo Christiaan Oyens.

Jovem constrói chocalho com ajuda de amigos solidários

Todos cantaram e dançaram juntos. Foi uma animação só!

Fotos de todos os participantes cantando e dançando.

Para tornar o dia ainda mais especial, dois aniversariantes comemoraram com a gente: o jovem morador do lar, Roberto, e a amiga solidária, Paola! Parabéns aos dois!

Aniversariantes do dia!

Doações: dois ventiladores de teto e um ar-condicionadoTambém não poderiam ficar de fora as costumeiras doações: um ar condicionado de 10.000 btus, dois ventiladores de parede e 500 reais em carne. Sem falar nas que foram compradas e ainda estão para chegar: 5 colchões com capa impermeável e 2 cadeiras de banho. Todos adoraram!

E assim, com muita alegria, sorrisos, carinho e abraços, nossa visita foi diminuindo seu ritmo e chegando ao fim. Hora de voltar para casa, mas com muita felicidade e amor no coração.

Todos os participantes fazem pose pra foto

Comentários (0)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *