Dicas para criar uma campanha nota 10


tela de abertura para montagem da campanha, com uma lista por cima Há alguns posts atrás, descrevemos, passo-a-passo, como sua organização deve fazer para criar uma campanha na Rede E-Solidário. No post de hoje, vamos dar a vocês algumas dicas de como criar uma campanha da qual todos vão querer participar! Sigam-nos os bons!!!

1 – Dê um título claro e objetivo para sua campanha

página do site e-solidário, na qual se cadastra o nome da campanha Um dos primeiros contatos que os doadores terão com a sua campanha, será através do seu título, por isso é importante que ele seja claro e expresse bem o objetivo dela. Evite títulos muito criativos e abstratos como:

“Campanha para uma creche melhor”
“Campanha amigos da solidariedade”
“Ajude-nos a ter um amanhã mais bonito”
“Campanha para um futuro feliz”

Todos esses nomes podem parecer bonitos e até poéticos, mas eles não deixam claro do que se trata a sua campanha. O ideal é que o título já seja uma pequena explicação sobre ela, como por exemplo:

“Campanha para compra de material escolar”
“Reformando o pátio da nossa escola”
“Roupas de bailarina para nossas pequenas alunas”
“Material de higiene e limpeza para nossos idosos”

Lembre-se, você tem até 65 caracteres para usar no seu título. Dá pra ser bem específico e convincente!

2 – Descreva claramente como a campanha vai beneficiar sua organização

Para que os doadores queiram ajudar a sua campanha, é importante que você deixe bem definido como sua organização será beneficiada por ela. Explique de onde surgiu a ideia, quais são as suas dificuldades para conseguir o que está sendo pedido, explique como sua organização será beneficiada com a campanha. Se preferir, escreva seu texto em tópicos. Facilita na hora de organizar o pensamento e ajuda na compreensão de quem está lendo.

3 – Mostre que você está com tudo planejado

visão superior de uma mesa de escritório com relatórios. 4 mãos mexem nos relatórios Pensemos com nossos botões: cada doador está disponibilizando dinheiro para a sua organização. Eles precisam estar confiantes de que este dinheiro será utilizado como prometido. E uma forma de criar credibilidade, é mostrar que está tudo planejado. Deixe detalhado o valor de cada item que será comprado e o total deles. Mostre que você fez uma pesquisa e que sabe exatamente onde e como usar este dinheiro. Se tiver criado uma campanha para viabilizar um serviço (obra, reforma, construção), disponibilize o orçamento dos materiais e da mão de obra. Desta forma, você mostra o quanto está preparado para usar o total arrecadado da melhor maneira possível.

4 – Explique o que acontecerá com o dinheiro, caso o total da campanha não seja arrecadado

gráfico de barras com barras subindo Toda campanha tem um prazo para terminar e pode acontecer da sua não arrecadar o total estimado até o seu final. Tudo bem, dinheiro é sempre dinheiro, sempre ajuda, mas como ele foi arrecadado através de doações, você terá que aplicá-los para fins de beneficiamento da sua organização. Neste caso é muito importante descrever também o que será feito com o montante final, caso ele não chegue aos seus 100%. Faça uma lista do que acontecerá com o dinheiro caso você arrecade apenas 30%, 50% ou 80% do total. Simples assim.

5 – Defina um prazo para a execução do serviço

calendário em perspectiva Caso sua campanha tenha como finalidade a execução de algum serviço, como por exemplo uma reforma, conserto ou construção, mostre que você também tem esse planejamento e que sabe em quanto tempo tudo estará pronto e lindo!

6 – Pense numa forma criativa de retribuir as doações

A gente sabe que quem doa tem como recompensa a felicidade de quem foi ajudado, mas é sempre muito simpático e educado mostrar que a ajuda de cada foi de extrema importância. Elabore alguma ação criativa como agradecimento aos doadores. Pode ser um simples email de agradecimento, um desenho de criança, um brinde artesanal, ou mesmo uma festa de encerramento da campanha. Você pode, inclusive, criar diferentes retribuições para cada valor de doação. Qualquer ideia é bem-vinda. O importante é agradecer a ajuda de cada um.

7 – Capriche na foto da campanha

close em homem batendo uma foto com uma máquina fotográfica Uma imagem fala mais do que mil palavras. Essa frase é batida, mas muito verdadeira. Então é importante escolher uma foto expressiva e bonita para a sua campanha. Por exemplo, se ela vai ajudar determinada área da sua organização, fotografe essa área que precisa de conserto. Se vai ajudar as crianças beneficiadas pela sua organização, decore-a com uma foto da turma toda. Se ela vai trazer mais material para determinado setor, mostre do que precisa ou o setor que será beneficiado. Escolha uma foto bacana e emotiva. Ela será a cara da sua campanha!

8 – Arremate tudo com um vídeo cativante

Se uma imagem vale mais do que mil palavras, um vídeo, que são imagens em movimento, deve valer por mais de um bilhão, certo? Então, caso você possua a disponibilidade, faça um pequeno vídeo falando sobre a sua organização e sobre como ela será beneficiada com a campanha. Mostre seu espaço físico, seus responsáveis, voluntários e beneficiados. Filme o local ou aqueles que serão favorecidos pelas doações, explique através do seu vídeo a importância desta campanha para todos vocês. Mas seja breve. Algo em torno de 3 a 5 minutos é mais do que o suficiente e todo mundo terá vontade de assistir! E de colaborar!!!

Esperamos que essas dicas ajudem e animem as organizações a participarem das campanhas. Se tiver qualquer dúvida, não deixe de entrar em contato conosco através da nossa página de contato.

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