Visita realizada em 11/10/2014 pela Rede E-Solidário ao projeto
Obra Social do Engenho Pequeno
Nossa festa do Dia das Crianças deste ano foi com o projeto Obra Social do Engenho Pequeno, em São Gonçalo – RJ. Visitamos a instituição, conhecemos sua história, levamos brinquedos e doacões e nos divertimos muito com a criançada.

A instituição
A Obra Social do Engenho Pequeno, também conhecida como Creche tia Madá, começou há quase 18 anos. Inicialmente a tia Madá cuidava de sua neta, filha da Eliane, e de uma criança da comunidade que tinha quebrado o braço. Aos poucos mais crianças chegaram e a creche tomou forma ocupando a casa da Eliane.

Com o aumento do número de crianças, surgiram a necessidade e o sonho de construir uma creche. Procuraram por muito tempo e, em 2002, acabaram por encontrar um terreno do lado de casa.
Nesta época conheceram a ONG Água Doce, que viabilizou a compra do terreno e a construção da creche. Eles fizeram o projeto e executaram a obra, tudo financiado graças a contribuição de funcionários de um banco italiano. Os funcionários doavam o valor de seus tíquetes refeição. Este dinheiro foi utilizado pela ONG Água Doce para custear a compra do terreno e a construção do prédio.

A construção começou em 2002, mas devido à dificuldade de acesso ao local, a obra demorou 2 anos para ficar pronta.

O objetivo da ONG e do banco italiano era entregar o prédio construído. As responsáveis pelo projeto tiveram que correr atrás de recursos para equipar o local e viabilizar a creche. Da parte interna, apenas o berçário foi entregue montado.
Durante os 5 primeiros anos, de 2004 a 2009, 3 funcionários do banco vinham anualmente para se hospedar na creche e conhecer o projeto que haviam ajudado a construir.
Dificuldades
Em 2005, após o término da ajuda que chegava através da ONG, as responsáveis pelo projeto foram procurar a prefeitura de São Gonçalo e fizeram uma parceria. A prefeitura repassa uma verba para cada criança de 7 meses a 5 anos matriculada. No entanto, os repasses atrasam e, com isso, atrasam também os pagamentos dos funcionários. Muitos deles acabam tendo que abandonar o projeto.
Recentemente a prefeitura cortou a verba quase pela metade para todas as creches de São Gonçalo. A Obra Social do Engenho Pequeno, que recebia um montante para atender a 100 crianças, passou a receber apenas para 60. Mesmo com essa redução significativa de recursos, a Eliane decidiu não dispensar os alunos e continua atendendo ao mesmo número. A forma de contornar essa situação foi tentar uma parceria com os pais, que contribuem eventualmente com itens como papel higiênico ou material escolar.
A instituição não tem água encanada, mas contornou o problema criando um sistema de captação de água da chuva. Apenas quando não chove por muito tempo é que se faz necessário pagar por uma pipa d’água para abastecer o local.
O projeto
A creche funciona de segunda à sexta em horário integral, das 7:00 às 17:00. Apenas as crianças de 7 meses até 5 anos são contempladas com a ajuda da prefeitura. O projeto atende por conta própria várias outras crianças fora dessa faixa de idade.
Na creche as crianças tomam banho, café-da-manhã, almoço, lanche e jantar e participam de atividades de aprendizagem e recreação.

Hora da festa!
Enquanto os adultos conversavam a garotada se divertida na festa organizada pelo projeto, que contou até com DJ.

Gustavo, o animador solidário, brincou com a garotada e tentou, sem sucesso, organizar a multidão de crianças para receber estalinhos e kits para fazer bolinhas de sabão.

Uma das brincadeiras era ver quem chegava primeiro até um amigo solidário. O Rafael foi o primeiro a receber o abraço coletivo.


A criançada se divertiu com os estalinhos e as bolas de sabão.

Filipe, nosso amigo solidário artista, levou vários desenhos para a garotada colorir.

Tivemos também pintura de rostos. As crianças pediam e os amigos solidários transformavam em arte.

Novos talentos dos amigos solidários foram revelados na visita.

Foi uma manhã muito divertida.

Doações
A rede E-Solidário entregou para o projeto:
- Ventiladores
- Freezer
- Presentes e brindes para as crianças
Até a próxima

Abraços Solidários,
Rede E-Solidário – Conectando necessidades a oportunidades através de pessoas solidárias.
http://www.e-solidario.com.br
Comentários (0)