Visita realizada em 20/07/2014 pela Rede E-Solidário ao projeto
Centro de Convivência Mais que Vencedores
A festa caipira do E-Solidário deste ano foi realizada no Centro de Convivência Mais que Vencedores em Vila Kennedy, Bangu – RJ.

A instituição
O projeto funciona no prédio da Associação de Moradores do Quafá, em Vila Kennedy – Bangu – RJ.

Carla, que mora no bairro desde criança, e sua tia Marta são as responsáveis pelo projeto.

Durante a entrevista elas falaram da criação do projeto, dos desafios e das atividades que são oferecidas à comunidade.

Tudo começou em 2012 quando organizaram um Natal solidário com a ajuda de alguns amigos. A iniciativa foi bem-sucedida, mas perceberam que apenas dar comida e presentes não produzia os resultados esperados. Era preciso motivar a comunidade a ir além.
As duas alugaram um local e começaram a oferecer os cursos do Saber Comunitário, uma iniciativa do SESC.
Depois de algum tempo o aluguel do espaço começou a comprometer o orçamento do projeto. Foi quando procuraram o Sr. Hugo, presidente da Associação de Moradores do Quafá e decidiram unir forças.

Esta parceria beneficia a todos: o Centro ajuda a Associação, oferecendo cursos para a comunidade, e a Associação ajuda o projeto com toda a infraestrutura necessária como água, luz, o local etc.
O Centro de Convivência Mais que Vencedores existe desde Maio de 2013 e desde Outubro de 2013 funciona na Associação de Moradores.
O projeto
A ideia do Centro de Convivência é dar condições e estimular a comunidade local a superar suas dificuldades e ir além. Por isso o nome Mais que Vencedores.
Atende a crianças com reforço e complementação escolar, permitindo que os pais trabalhem enquanto os filhos estudam, e também oferecem cursos às mães, para que elas possam se capacitar e aumentar a renda da família. Os idosos também são atendidos com oficinas para melhorar sua auto-estima e viabilizar a geração de renda.
Antedem a cerca de 40 crianças de todas as idades regularmente com reforço escolar, tendo mais de 100 cadastradas. Além disso, o centro oferece atividades de complementação como teatro, capoeira e oficinas sobre o meio ambiente. Todos os cursos são ministrados por professores voluntários.

Os adolescentes, adultos e idosos têm a disposição cursos como manicure, corte e costura, unhas decoradas, tranças, pintura, entre outros. Algumas turmas, como as corte e costura, têm fila de espera devido à falta de recursos.
Todos os cursos oferecidos são gratuitos e a instituição sobrevive apenas de doações. Segundo a Carla, o E-Solidário é a principal fonte e tem feito muita diferença para eles. Os comerciantes, moradores e pais de alunos também são muito importantes e se mobilizam para viabilizar e manter o projeto.
A próxima meta é cuidar de crianças com necessidades especiais. A motivação veio da Maiara, filha da Carla. No depoimento ela nos contou como o trabalho com o Centro de Convivência serviu para que pudesse vencer a timidez e os próprios problemas.

Depois da entrevista nosso grupo foi se integrar com os voluntários e os atendidos pelo projeto.
Logo no começo fomos surpreendidos por uma profissional em pintura em rostos. Ela é uma das voluntárias e ministra as oficinas de unhas decoradas, tranças e pinturas.

Ela pintou crianças atendidas pelo projeto, do grupo de visitas e até alguns adultos.
A seguir os professores e alunos do grupo de Capoeira fizeram uma apresentação animada para o grupo de visitas. Os professores e a garotada mandaram muito bem.
Festa
Então chegou a hora que todos estavam esperando, a festa caipira.
A instituição preparou e ofereceu comidas típicas. Tinha sopa de ervilha, canjica, doce de abóbora, doce de leite, cachorro-quente e refrigerantes.

As crianças se divertiram com as brincadeiras, como a pescaria.

Teve também bola na boca do palhaço e brincadeira de derrubar as latas. Esse aí mandou muito bem.

A garotada se divertiu bastante e pudemos conhecer e registrar belas imagens das crianças atendidas pelo projeto, como a foto a seguir.

E claro que tivemos quadrilha.

Olha o túnel!

Doações
O projeto precisa de muita coisa, mas priorizaram a reforma do telhado. Quando chove as salas ficam inundadas e as crianças sem aula.
O E-Solidário entregou para o projeto os materiais para a reforma e construção do telhado.



Até a próxima!
Obrigado, amigos solidários. Até a próxima visita!

Abraços Solidários,
Rede E-Solidário – Conectando necessidades a oportunidades através de pessoas solidárias.
http://www.e-solidario.com.br
Comentários (0)