EFRAIM – Um exemplo de quem nunca desiste da Solidariedade

Visita Solidária – Novembro 2013
Visita realizada em 24/11/2013 pela Rede E-Solidário ao projeto
EFRAIM

 O projeto social Efraim foi o vencedor da seleção realizada pela Rede E-Solidário para fundação de uma brinquedoteca. Os projetos da rede foram notificados por e-mail e deveriam enviar suas propostas para nossa caixa postal.

Esse é o espaço onde funcionará a nova Brinquedoteca

Há dois anos atrás visitamos a instituição quando estávamos iniciando as atividades da Rede E-Solidário. As mudanças e melhorias nos últimos dois anos foram notórias, ficamos muito satisfeitos com o que vimos!

sala de atividades
Sala utilizada pela creche

Mas a coragem e vontade de Lídia, responsável pela instituição, não mudaram desde nossa última visita, ela continua uma guerreira solidária :-). 

Tudo começou quando Lídia se deparou com as dificuldades para tratar a dependência química do seu filho adolescente e ao se conscientizar do risco social dos jovens da comunidade próxima a sua residência . Sensibilizada com o problema e consciente que outras mães enfrentariam as mesmas dificuldades, ela decidiu que faria de tudo para ajudar essas famílias.

Lídia, fundadora e responsável pelo projeto Efraim

Depois de muitas batalhas  perdidas e com uma dificuldade enorme de trabalhar com adolescentes dependentes químicos ela percebeu que precisava antecipar o problema e  ajudar as crianças antes que fossem aliciadas pelo crime ou drogas. Nesse momento iniciava essa maravilhosa obra social chamada de Efraim!

grupo de visitas ouve atentamente a história da instituição

Atualmente são atendidos cerca de 140 beneficiados, entre crianças e adolescentes. Na creche (idade entre 1 ano e 8 meses e 3 anos e 9 meses) são amparadas 100 crianças e outros 40 participam das aulas de balé e capoeira (crianças mais velhas e adolescentes). A instituição tem fila de espera e se mais pessoas ajudassem na manutenção dos trabalhos seria possível atender ainda mais crianças.

amigos solidários brincam com as crianças da instituição

O Efraim auxilia as mães da comunidade também, capacitando-as com cursos de cuidador de idosos e auxiliar de creche. Para isso contam com o apoio do SESC e da prefeitura de mesquita. Esse trabalho rendeu frutos e cerca de 20% dos alunos conseguiram ser alocados no mercado de trabalho.

Além das atividades de creche, apoio escolar, balé e capoeira, também são realizados passeios culturais (cinema, Jardim Botânico e Museu).

A instituição sobrevive de doações, sendo o Bazar uma das principais fonte de renda. Lídia busca diversas doações no Rio de Janeiro e o que não serve para uso do projeto ela coloca no Bazar e assim ela mantém sua obra social há vários anos!

Lidia com as doações de roupas para bazar de natal
O Bazar é uma das principais fontes de renda

 Além dos brinquedos jogos, piso EVA e caixas organizadoras, também foi comprado material para duas reformas importantes: piso, azulejo e o material para reforma de uma sala, telhas e porta para a parte externa da instituição.

brinquedos para a nova brinquedoteca, piso eva, caixas organizadoras, filtro de água. Somente uma parte do material de construção havia sido entregue

Ficamos muito felizes em saber que a Rede E-Solidário contribuiu para a manutenção da obra nos últimos dois anos. Lídia está sempre ligada nos anúncios de doações oferecidos na Rede e sempre consegue boas doações para o projeto.

Obrigado aos amigos solidários!

Se você quer ajudar e não sabe como então conheça o Efraim e ajude a dar novas oportunidades para nossos amiguinhos de Nilópolis.

Um abraço solidário,
Até a próxima visita,

 Rede E-Solidário – Solidariedade a um clique
http://www.e-solidario.com.br 

Comentários (1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *