Pequena Bailarina – Ensinando Cidadania Através da Dança

Visita Solidária – Outubro 2013
Visita realizada em 20/10/2013 pela Rede E-Solidário ao projeto
Pequena Bailarina

 

a festa das crianças ocorreu em um CIEP porque o projeto não tinha espaço suficiente para o evento

Não é fácil amigos solidários, a cada visita vemos como é difícil sair do mundo das idéias e concretizar um sonho solidário e como ainda é mais difícil manter ou expandir esse sonho. Conheçam agora a história de Maria Angélica, a dança e as crianças de Japeri.

Maria Angélica conta a história da instituição junto com as primeiras crianças do projeto e voluntários

Tudo começou com 4 meninas de uma comunidade carente de Japeri que constantemente pediam a Maria Angélica, auxiliar de enfermagem, que ensinasse balé, já que ela havia se formado em dança. 

Não resistindo aos pedidos ela iniciou as aulas e não parou mais, mesmo mantendo o seu trabalho profissional o projeto social atende atualmente cerca de 70 crianças carentes, mas existe filas de espera porque o projeto não tem espaço suficiente para mais crianças. As aulas também contam com a participação de meninos, ajudando a quebrar o preconceito que envolve a participação de deles no balé, principalmente em comunidades carentes.

O objetivo do projeto é dar cidadania a crianças carentes através da dança, mostrando que todos tem responsabilidades e direitos e que a falta de recursos dificulta, mas não impossibilita a realização de sonhos. A idealizadora do projeto deseja formar profissionais da dança para que eles consigam emprego e sustento através da arte.

 O projeto atende crianças de 3 até 16 anos. As crianças de 2 a 4 anos têm aulas de ginástica corporal para iniciarem a movimentação corporal e a partir de 4 anos inicia-se a aula de balé clássico. Aulas de sapateado, street dance e jazz estão sendo montadas para atender novos grupos de crianças.

Recentemente foi cedido um espaço para o projeto, criando uma nova oportunidade de trabalho social, contudo não havia condições de preparar o local para as aulas, mas o E-Solidário comprou a ideia e ajudou com o piso, ventiladores, bebedouro e colchões.

Doações

Além de ajudar com a expansão nosso grupo fez a festa do dia das crianças com muita brincadeira, lanche e presentes. Entre as brincadeiras tivemos animação, percussão e pintura.

Quem deixar cair não ganha brinde...
Pula Corda!!
Dança das Cadeiras
Corrida do macarrão
pintura
Cabo de Guerra

Cada criança que esteve no evento ganhou sua lembrança de Dia das Crianças!

Obrigado ao grupo de amigos solidários que praticamente viajaram até Japeri, foi muito bom estar com vocês.

 

Até a próxima visita

Para ver todas as fotos da visita clique aqui

Rede E-Soildário, Solidariedade a um clique 
http://www.e-solidario.com.br 

Comentários (1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Maria Angelica 20 de novembro/ 2013

Sao poucas as palavras para demostrar minha felicidade e Gratidao por este dia. Cada gesto de carinho dos amigos voluntarios, cada brincadeira, cada desenho… tudo. Nao tem valor o brilho nos olhos, o sorriso dos labio, a felicidade e a diversao das minhas criancas. Obrigada a todos.


E-Solidário