Casa de Apoio a Criança com Câncer São Vicente de Paulo – Nada é mais importante que a vida de uma criança!

Visita Solidária – Setembro 2013
Visita realizada em 15/09/2013 pela Rede E-Solidário ao projeto
Casa de Apoio a Criança com Câncer São Vicente de Paulo

Na visita do mês de outubro, conhecemos um projeto que retrata uma linda historia de solidariedade. A Casa de Apoio a Criança com Câncer São Vicente de Paulo abriga famílias carentes (criança e acompanhante) que estão em tratamento contra o câncer e residem em outras cidades ou estados.

A instituição conta com 32 dormitórios para abrigar 16 crianças e um responsável. A idade limite para participar é 18 anos, mas é possível extender esse período caso a criança esteja em tratamento. 

dormitório, camas beliche para criança e acompanhante
crianças brincam na sala com computador, livros e brinquedos

A instituição ajuda cerca de 82 famílias do Estado do Rio de Janeiro e mais 35 vindas de estados e municípios distantes. A CAAC iniciou seus trabalhos em abril de 2000, quando a Sra Maria Leonora transformou o colégio em instituição de caridade para atendimento de crianças com câncer, após ter um problema similar na família.

 As crianças são encaminhadas para a instituição através do serviço social dos hospitais e a casa fica responsável pelo transporte para o tratamento, alimentação, etc..

amigos solidários escutam a história da instituição

Como não há verba para contratação de funcionários, os próprios responsáveis se revezam nas tarefas domésticas e manutenção básica (pequenos reparos) da casa. Alguns voluntários são captados através de penas alternativas prestam serviços gerais na instituição. 

A Casa de Apoio a Criança com Câncer São Vicente de Paulo não recebe apoio do governo e sobrevive somente de doações recebidas de pessoas físicas, algumas empresas que esporadicamente contribuem e de apelos na internet onde são feitas campanhas para determinadas necessidades específicas.

O pai (ultimo a direita) emcionou o grupo com o relato da sua filha (esquerda) que está viva graças ao trabalho da instituição.

As famílias cujo os filhos estão em tratamento recebem cesta básica no último sábado do mês, participam de festas em datas comemorativas como o “aniversariantes do mês”.

Levamos para a visita o Mágico Zannon e fizemos um belo café da manhã para muitas famílias que estavam chegando para mais uma semana de tratamento… as crianças e pais adoraram!!! O mágico foi D+!

A Rede E-Solidário realizou as seguintes doações:

  • arrecadação com amigos de remédios, alimentos e produtos de higiene.
  • rebaixamento do teto de vários cômodos para resolver problemas elétricos
  • reforma do telhado da parte frontal – chuvas fortes alagavam a parte frontal da instituição.
  • 10 ventiladores de coluna.
  • Cama especial para uma criança que reside no Maranhão e é tetraplégica
  • umidificador, computador e beliche para uma criança carente em tratamento.
doações arrecadadas com amigos
ventiladores coluna

No momento a instituição está precisando de psicólogos e professores para reforço escolar (voluntários) que tenham responsabilidade e comprometimento para ajudar as crianças.

obrigado amigos solidários!!

Se você quer ajudar e não sabe como então entre em contato com a Casa de Apoio a Criança com Câncer São Vicente de Paulo e ajude os pequenos que estão lutando pela vida! 

 Até a próxima visita!

Rede E-Solidário – Solidariedade a um clique
http://www.e-solidario.com.br 

Comentários ($)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Luciana e Sá Alves 13 de outubro/ 2013

Gostaria de contribuir com o reforço escolar porque sou professora de Ciências e Biologia. Posso assumir também inglês e francês.

Vinicius 5 de fevereiro/ 2014

Oi Luciana!

É só acessar a página do projeto e clicar em ‘Quero Ser Voluntário’:
http://e-solidario.com.br/projetoSocial/CACC-Sao-Vicente-de-Paulo

Um abraço solidário.

Murilo Macedo Ferreira 10 de dezembro/ 2013

Boa tarde, eu gostaria de saber quantos meninos e meninas são atendidos na casa e qual a média de idade das crianças, gostaria de fazer uma doação, e preciso dessas informações. Grato.

Vinicius 5 de fevereiro/ 2014

Boa tarde, Murilo!

É só acessar a página do projeto:
http://e-solidario.com.br/projetoSocial/CACC-Sao-Vicente-de-Paulo

Lá você encontrará as informações (telefone, site e endereço) e poderá entrar em contato com eles. Também é possível enviar uma mensagem pelo E-Solidário clicando em ‘Enviar Mensagem’.

Assim você pode conhecer melhor a instituição e suas necessidades e fazer sua doação com segurança através do E-Solidário.

Um abraço solidário.


E-Solidário