Magia da Complementação Escolar – Resgatando e Investindo nas Crianças

Visita Solidária – Agosto 2013
Visita realizada em 18/08/2013 pela Rede E-Solidário ao projeto
Magia da Complementação Escolar da Casa de Amparo Paula 

 Nossa visita ao CAAP da Magia da Comlementacao Escolar mostrou mais uma vez que podemos responder a violência com amor e compreensão. No caso deste artigo conheçam o projeto social que foi criado como resposta a um assalto que o seu fundador sofreu.

 A instituição inicia sua a história quando Fernando, diretor e fundador do CAAP sofre um assalto e pergunta ao rapaz o motivo daquele ato. Para sua surpresa escutou que fora recomendado por sua mãe para que ele, adolescente a sustentasse.

entrevista com o fundador da Obra social e Maisa, atual coordenadora

Assustado com a resposta, resolveu subir “o morro” para verificar as condições. Ao se deparar com a miséria das crianças que dormiam em sacos de estopas, resolveu que ao se aposentar, iria contribuir, de alguma forma, para ajudar a minimizar tal miséria.

 Deste episódio nasceu o CAAP em 1997, fundado para ajudar as crianças do complexo do Lins e Vasconcelos.

Atualmente o projeto social conta com atividades culturais, tais como: oficina de música, violão, percussão, artesanato, aulas de reforço escolar, dentre outros. A instituição conta com o apoio de psicólogos, pedagogos e assistentes social.

biblioteca
sala de informática
sala de música
sala de artesanato

A orquestra de violão já faz apresentações e o artesanato e vendido para reverter a renda ao projeto.

venda de artesanato para sustentar o projeto social... as peças expostas eram lindas

O projeto social funciona de segunda a sexta de 8:00 as 17:00 e as atividades são realizadas em meio período, como complemento à escola.

 As ações sociais realizadas pelos nossos amigos solidários são extremamente importantes para afastar as crianças da violência e do aliciamento pelo tráfico. A comunidade em questão ainda não foi pacificada, e como existe UPP em comunidade próxima, a violência tem aumentado na região.

 

A instituição recebe ajuda da prefeitura e para ajudar no pagamento de contas o salão é alugado nos finais de semana. Os comerciantes locais ajudam com alimentos para o café da manhã, almoço e lanche, que são servidos diariamente às crianças.

O projeto atende a 100 crianças, sendo 30 na parte da manhã e 70 à tarde. A equipe pedagógica avalia bimestralmente os boletins para verificar as melhorias desejadas. É um lindo trabalho e foi muito gratificante conhecer este projeto!

A Rede E-Solidário animou as crianças com pintura facial, desenhos, escultura de balões, o pula-pula doado (campeão absoluto) e o  grupo de histórias.

   

amigos solidários desenhando
Grupo de Histórias... lindo trabalho!

A Rede E-Solidário doou para o projeto:

  • Um pula-pula de 4 metros de diâmetro
  • 1 notebook LeNovo com 4gb de memória.
  • 2 ventiladores com base móvel.
  • Alimentos

Se você deseja ajudar e não sabe como então procure nossos amigos da Magia da Complementação Escolar da Casa de Amparo Paula e ajude a resgatar as crianças das comunidades do Lins e Vasconcelos.

Até a próxima visita solidária!!!



Rede E-Solidário – Solidariedade a um clique
http://www.e-solidario.com.br 

Comentários (0)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *