Voluntários Fazendo Criança Sorrir – As Guerreiras da Solidariedade

Visita Solidária – Abril 2013
Visita realizada em 28/04/2013 pela Rede E-Solidário ao projeto
Voluntários Fazendo Criança Sorrir 

 

Para conseguir manter uma obra social não basta vontade de ajudar, é necessário garra, coragem, paciência e acreditar que as coisas vão dar certo porque os desafios e as dificuldades são muito grandes.

Nesse artigo vamos conhecer a história de Ana Paula e Rosana que nunca desistiram e travam batalhas diárias para continuar atendendo as crianças da comunidade carente onde residem.

Ana Paula emocionou nosso grupo com a história a instituição

Ana Paula, presidente da instituição, trabalha com eventos, sendo responsável por festas para adultos e crianças. Nossa amiga solidária perdeu seu filho durante durante a  gestação e enquanto se recuperava emocionalmente foi convidada pelas mães da comunidade carente onde residia para organizar uma festa para as crianças, ela aceitou e aí começou sua história de solidariedade.

grupo de visitas reunido para ouvir a história do projeto

A festa foi montada com todo o carinho, mas as crianças não sabiam brincar com os brinquedos, os pequenos simplesmente pegavam os objetos e começavam a brincar de tiros entre policia e ladrão porque essa era a dura realidade que eles vivenciavam.

vale a pena ajudar... vejam que linda imagem!!

Ana Paula percebeu  ainda que os pais estavam despreparados ou não tinham vontade de trabalhar os valores das crianças e por isso elas  estavam cada vez mais vulneráveis a influência do tráfico.

Impressionada com essa situação Ana Paula iniciou um processo de aproximação da comunidade, tentando realizar eventos em períodos fixos para tentar ajudar as crianças, mas percebeu que não adiantava porque o trabalho não tinha continuidade com a família e as crianças retornavam com os mesmos valores invertidos.

encontramos na visita crianças educadas e carinhosas... :)

Mas foi no contato com uma criança que mudou a história de Ana Paula. Ao tentar ajudar uma criança de 4 anos que pegava um pão duro na padaria constatou que  a pequena estava sozinha e ainda cuidava sozinha de sua irmã com dois anos. Sensibilizada com essa situação ela decidiu que não podia mais ficar de braços cruzados.

Surge então a instituição Voluntários Fazendo Crianças Sorrir, um projeto social localizado na Freguesia, Ilha do Governador, que tinha como objetivo inicial funcionar como creche para atender crianças carentes enquanto os pais e mães trabalhavam.Nesse período as atividades eram voltadas para a primeira infância, reforço escolar, brincadeiras educativas, alimentação e apoio a família (principal problema).

Leitura de linda mensagem oferecida ao nosso grupo

Mas outra situação vivenciada por Ana Paula chamou sua atenção para outro grupo que também estava vulnerável, adolescentes.

Um garoto que havia frequentado a instituição estava trabalhando para o tráfico e quando Ana Paula foi até ele descobriu que sua mãe estava doente e para pagar os remédios e sustentar a casa ele precisava de dinheiro. Ana Paula ofereceu-lhe ajuda para comprar os remédios caso ele largasse o tráfico e ele concordou, mas precisava frequentar o tempo mínimo exigido… Quando faltava 1 dia para acabar o prazo acontece um tiroteio na comunidade e o garoto é atingindo, vindo a falecer… :`(

A partir desse momento a instituição decide atender adolescentes, acolhendo-os e ajudando a evitar o aliciamento pelo tráfico. Atividades como capoeira e dança são incorporadas e o projeto passa a acolher portadores de necessidades especiais.

Ana Paula orienta as crianças durante a apresentação de dança

Atualmente no projeto atende cerca de 225 crianças e jovens, amparando cerca de 85 famílias.

Durante a visita nosso grupo brincou muito com as crianças, mas antes elas fizeram uma roda e cantaram para o nosso grupo … foi emocionante.. :)

 

Tivemos pintura…

 

Oficina de Arte…

   
 

 

Escultura de Balões…

Brincadeiras…

 

O lanche estava delicioso e foi preparado com muito carinho pela instituição que caprichou no cachorro quente.. :)

Grupo de amigos solidários que participou da visita, valeu amigos!!!

 

A Rede E-Solidário doou para o projeto um conjunto inteiro de brinquedos para playground, foi uma arrecadação fantástica e agradecemos aos amigos solidários que nos apoiaram. Os brinquedos são lindos e de muito boa qualidade.

 

 

Se você quer ajudar e não sabe como entre em contato com o projeto social Voluntários Fazendo Criança Sorrir,

até a próxima visita


  •  Para visualizar todas as fotos da nossa visita clique aqui.

Rede E-Solidário – Solidariedade a um clique
http://www.e-solidario.com.br 

Comentários (0)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *