Harmonicanto – Um Sonho que Virou Realidade

Visita Solidária – Maio 2013
Visita realizada em 26/05/2013 pela Rede E-Solidário ao projeto
Harmonicanto – Núcleo Lectícia Fonseca 

 

grupo e-solidário chegando a instituição

“Quando sonhamos sozinhos é um simples sonho,
Mas quando o sonho é compartilhado por muitos ele se torna realidade.”
Cassia, fundadora do projeto social Harmonicanto

Não podemos falar sobre o projeto Harmonicanto sem antes contar  a história de Cassia, fundadora da instituição.

Cássia formou-se em administração e trabalhava como funcionária pública, mas nossa amiga solidária sentia um vazio enorme que a motivou a cursar outras faculdades. Formou-se  em psicologia e pedagogia, mas ainda sentia-se incompleta e infeliz. Decidida a buscar a felicidade e com os filhos já criados largou sua vida comum para viver o grande sonho da sua vida – ensinar música para as crianças. 

O vazio que ela sentia foi preenchido pouco a pouco pelos pequeninos que ela acolhia da comunidade Pavão-Pavãozinho para ensinar música, apoiar o estudo e amá-los. Cássia percebeu que as crianças carentes não precisam somente da música, mas também de amor, atenção, carinho e oportunidades para uma vida mais digna.

Cássia e Harmonicanto, um exemplo de sacrifício e amor ao próximo

A vida não é fácil para quem escolhe um caminho como esse, para manter o projeto social ela decidiu alugar sua casa na Tijuca e usar a renda para pagar o aluguel de uma casa  dentro da comunidade, transformando-a em sede do projeto e residência. Pessoalmente acho essa história uma das mais bonitas que já ouvimos durante as visitas, quanta coragem e vontade! Seu exemplo é uma lição de desprendimento e amor ao próximo.

nosso grupo ouve atentamente a história do projeto

Morando dentro da comunidade do Pavão-Pavãozinho e sobrevivendo de doações ela continuou sua obra da forma que podia, mas em 2011 teve sérios problemas com a valorização do aluguel por causa das UPP’s. Depois de muito lutar e com a saúde comprometida a obra social estava prestes a fechar.

Cassia entrou em contato com o E-Solidário solicitando ajuda para não fechar esse lindo projeto social. Por uma grande coincidência do destino conseguimos apresentá-la a mais duas pessoas que estavam interessadas em fundar uma obra social. O primeiro estava se aposentando e gostaria de retribuir as coisas boas que recebeu durante sua vida profissional, ajudando crianças carentes que residiam próximas ao local onde foi criado. A segunda amiga solidária conhece muito bem o terceiro setor e adorou a ideia do projeto, foi amor a primeira vista.

Oswaldo - solidariedade após a aposentadoria
Ellis, amor a primeira vista pelo Harmonicanto

 A união dessas três pessoas possibilitou ao Harmonicanto uma nova perspectiva, ganhando um novo espaço de trabalho no Engenho Novo (RJ). O sonho de Cassia ganhou novas frentes de trabalho, com uma equipe motivada em servir e ajudar de todas as formas possíveis as crianças e famílias da comunidade dos Macacos.

A instituição trabalha em dois turnos, ajudando na complementação escolar e na formação cultural, musical e artística. Como em todos os projetos sérios que encontramos a instituição também apoia as famílias carentes que em sua maioria tem histórico de violência doméstica.

"maquete" da comunidade que está sendo construída pelas crianças
bonecos da Clementina de Jesus criados pelas crianças

 

Na instituição temos salas para cada tipo de atividades:

Sala de artes

reparem na decoração.. :)

 

Sala da imaginação

sala da imaginação é usada para vídeos,

 

Sala de Leitura

test drive E-Solidário... :)

 

A instituição posuí um belo salão utilizado para ensaios e apresentações musicais. Nosso grupo teve o privilégio de assistir uma apresentação das crianças dos dois núcleos Harmonicanto.

 
nosso grupo lotou o salão da instiuição.. :)

 Uma linda horta é trabalhada semanalmente pelas crianças que ajudam na decoração e se alimentam do que elas próprias plantam… :)

 

A Rede E-Solidário arrecadou para o projeto social Harmonicanto as seguintes doações:

  • Material pedagógico para uso durante o ano corrente.
  • 1 ventilador de teto e 1 ventilador de chão
  • Ajudamos a conseguir um doador para a TV de 29’’.
  • 1 rack para TV (foto da sala de imaginação)
  • Pagamos o lanche da criançada para o mês de junho – suco e biscoito.

doação de material pedagógico para 1 ano de trabalho

 

Amigos Solidários 

Até a próxima visita

 

Rede E-Solidário – Solidariedade a um clique
http://www.e-solidario.com.br 

Comentários (0)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *