Praia Para Todos – Porque ir praia e se divertir é um direito de todos

Visita Solidária – Fevereiro 2013
Visita realizada em 23/02/2013 pela Rede E-Solidário ao projeto
Praia Para Todos 

Barracas de apoio, voluntários e beneficiados se reúnem em clima solidariedade.

Criado pela instituição Novo Ser, o projeto Praia Para Todos possibilita aos portadores de necessidades especiais, o acesso à praia e a atividades adaptadas aos diferentes tipos de restrição física. O projeto foi criado em 2008 por Nena, Ricardo ( filho de Nena que tornou-se tetraplégico aos 15 anos) e por Fábio, fisioterapeuta e conta com o apoio e patrocínio das empresas e instituições que aparecem na foto da tenda de praia. Até o momento mais de 2.000 pessoas já foram beneficiadas. O projeto fica no posto 3 da Barra da Tijuca (em frente a Praça do Ó) e funciona todos sábados de dezembro a maio, exceto feriados. 

Há vagas reservadas e devidamente sinalizadas pela prefeitura para os cadeirantes e rebaixamento das calçadas do entorno.

A visita ao Praia para todos é sempre muito emocionante ! A imensa alegria das pessoas beneficiadas pelo projeto contagia a nós todos e o clima é de pura felicidades !

A visita aconteceu em um dia de sol intenso, tranqüilo de verão e água na temperatura perfeita ! Chegando-se ao calçadão pode-se ver o projeto de longe: uma esteira azul que permite aos portadores de deficiência chegar até a areia tranqüilamente. A esteira representa muito para o projeto e para os participantes – é constituída de material importado de primeira linha e foi criada especialmente para servir de acesso à praia.

esteira que permite aos cadeirantes chegar até a areia.

Para quem NUNCA pôde ir a praia, é uma emoção sem igual descer pela esteira em direção a possibilidade de um mergulho no mar e de um delicioso dia na praia ! Com certeza aquela esteira tem muitas histórias e todas elas repletas de sentimentos positivos e de alegria.

No final da esteira estão as barracas principais do projeto, onde ficam os voluntários, responsáveis e profissionais, organizando as atividades enquanto as pessoas aguardam, na sombra, o início das atividades. E enquanto aguardam, socializam, conversando, se conhecendo, trocando experiências, compartilhando vitórias e derrotas, com pessoas que vivenciam as mesmas dificuldades e lutas no dia-a-dia e com isso acabam se fortalecendo.

Tudo isso em frente a praia, com a brisa do mar e aquela energia maravilhosa que envolve a todos !

na barraca se encontram os antigos e novos frequentadores. Eles aguardam para participar das atividades e enquanto isso fazem a festa.

Para participar do projeto Praia Para Todos é necessário preencher um cadastro com informações pessoais, necessárias para acompanhamento e montagem de estatísticas. Essa atividade inicial identifica a preocupação e o comprometimento da instituição, que não deseja somente levar portadores de deficiência para passear – o projeto tenta auxiliá-los a crescer e também busca diferentes formas de apoiá-los em suas conquistas.

Para se ter uma idéia da transformação que o projeto propicia aos que são atendidos, Ricardo nos contou que muitos chegam ali na primeira visita introspectivos, contraídos, tímidos e, ao participar do projeto com maior freqüência,começam a fazer amizades, chegam sem camisa, ficam mais comunicativos, sorridentes e ansiosos para entrar no mar.

O projeto é uma verdadeira terapia ocupacional na praia para portadores de deficiência. O alcance que as atividades e a integração social atingem levariam meses, anos ou talvez uma vida inteira em um consultório !!!
Mas o projeto também integra os pais, que participam das atividades e socializam-se com outros pais, compartilhando dificuldades, angustias, vitórias e sonhos, ajudando-se mutuamente. Tivemos a felicidade de compartilhar com eles, a alegria daqueles que entravam no mar ! Isso não tem preço!

Handbike – uma bicicleta fica a disposição na ciclovia para passeio.

Banho de Mar Assistido – é a atividade mais concorrida, onde três ou mais pessoas (sempre acompanhadas por um profissional ou voluntário especializado) levam o cadeirante até a água em uma cadeira adaptada com rodas que flutuam. Quando chegam na água alguns saem da cadeira e bóiam com os voluntários. Uma delícia !

cadeira flutuante
sem dúvida alguma.. fantástico!!
Olha a felicidade.. :)
amigos solidários levando um assitido até a água

 

Piscina – Voluntários e profissionais se revezavam em uma pequena piscina colocada na sombra. Essa atividade é geralmente freqüentada por crianças com comprometimento de mobilidade sério.

 

 

Vôlei Adaptado – Vôlei sentado com rede. Os participantes adoram e vários amigos solidários que foram conosco na visita participaram.

Amigos solidários participam na montagem do volei sentado
amigos solidários ajudam a encaminhar os participantes para a quadra de volei
o volei sentado estava muito divertido
Nosso amiguinho foi a sensação do volei sentado. O garoto é um exemplo de adaptação!!

Surf Adaptado – É super concorrido, um surfista vai na parte de trás da prancha

Frescobol Adaptado – A bolinha de frescobol fica envolvida em uma rede e ligada a um peso com uma linha para que o jogador puxe a bolinha quando ela cair na areia. SHOW!

 

Nena ( fundadora), seu filho Ricardo ( fundador) e Fábio ( fisioterapeuta) fazem a festa. Abraços, brincadeiras, descontração, todo esse clima torna muito fácil a ambientação dos novos participantes e faz com que todos queiram voltar e ainda divulgar esse lindo trabalho de solidariedade.

entrevista com Nena e Fábio

A Rede E-Solidário contribuiu para que esse lindo projeto pudesse retomar suas atividades em 2013, ajudamos na compra da barraca, fornecemos estoque de lanches, doamos material de escritório, uma caixa térmica para armazenar bebidas e  ajudamos no pagamento de diversos materiais utilizados para realização das atividades e divulgação do projeto.

Fica aqui nosso agradecimento e profunda admiração pelos organizadores e voluntários do projeto por sua dedicação intensa para que este projeto “viva” e transforme para melhor a vida de tantas pessoas ! Vida longa ao Praia para Todos !

Amigos solidários de parabéns, trabalharam muito!!

Agradecimentos especiais a querida amiga solidária e fotógrafa profissional Tania Sanches que mais uma vez nos auxiliou mais uma vez com suas lindas fotos. Para conhecer mais sobre o trabalho da nossa amiga solidária basta acessar http://www.taniasanchesfotos.com.br

 Até a próxima visita,
Rede E-Solidário – Solidariedade a um clique!
http://www.e-solidario.com.br 

Comentários (0)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *