Lar de Sarepta – Cuidando com muito carinho dos idosos

Visita realizada pela Rede E-Solidário em 22/07/2012 ao Lar de Idosos Sarepta, localizado em Catumbi/RJ.

entrada da instituição
entrada da instituição

No dia 22/07, visitamos o Lar de Sarepta, uma instituição que abriga e cuida de 32 idosos carentes. A maioria dos idosos são abrigados, contudo, algumas famílias deixam para convivência diária idosos na instituição.

  Além de levar a animação de nossos amigos solidário, tivemos a presença de um grupo de chorinho, que trouxe um pouco de música e até dança para os mais animados. Lá, pudemos conhecer a história da projeto e levamos doações para ajudar na reforma da instituição.

entrevista com as responsáveis pela instituição
entrevista com as responsáveis pela instituição

Fomos recebidos pela Mirze e pela Val, responsáveis pelo Lar de Sarepta. A Iracema nos contou que a casa foi criada pela Igreja Batista do Catumbi há quase 20 anos. Há cerca de dois anos, o local contava com poucos idosos e a Mirze assumiu o local com o intuito de devolver os idosos a suas famílias ou encaminhar para outros lares, mas o senhor Mário, que está até hoje na instituição, pediu para que esperassem ele morrer para acabar com o Lar de Sarepta, porque ali era a casa dela. Ela contou que, a partir daí, resolveu arregaçar as mangas e colocar o abrigo de pé novamente.

pastora Iracema e Val são responsáveis pela instituição
pastora Mirze e Val são responsáveis pela instituição
esse é o senhor Mario
esse é o senhor Mario

 Desde então, a Val tomou a frente do projeto, já que a Mirze não conseguia se dedicar integralmente à casa. As duas vêm tocando o lar juntas, vencendo as dificuldades, já que vivem praticamente das doações.

vovós assistindo ao show de chorinho
vovós assistindo ao show de chorinho

A instituição conta com técnicos de enfermagem, uma enfermeira, um médico geriatra e um fisioterapeuta, todos remunerados com a ajuda de parceiros da casa.

bela imagem de uma enfermeira abraçando a idosa
bela imagem de uma enfermeira abraçando a idosa

O objetivo do Lar de Sarepta não é ser um fim para o idoso, mas sim um local aonde ele ainda pode viver e construir a sua história.

amigos solidários com os idosos
amigos solidários com os idosos

Depois da bela história do projeto, é hora de conhecer os idosos, que já estavam prontos esperando por nós desde cedo! O grupo de chorinho solidário já começou a animar nossa festa com músicas antigas e os idosos puderam recordar as canções da sua época.

Alguns se animaram e dançaram com os amigos solidários. Uma das idosas era a mais animada de todos e não parou de dançar, cada hora com um par diferente!

 Enquanto a música rolava, os amigos solidários aproveitaram para conversar um pouco com os idosos e saber sobre a sua história de vida. Eles ficaram muito felizes recebendo nosso carinho e nossa atenção.

cuidar de um idoso é ... dar carinho
cuidar de um idoso é ... dar carinho
amigo solidário conversando com idosa
... é ouvi-lo
amigo solidário conversando com idoso
... com atenção
amigo solidário com idoso
:)

Carinhoso, do Pixinguinha, foi a última música executada pelo grupo e foi o ponto alto da festa! Enquanto os músicos tocavam a melodia, os idosos e os amigos solidários fizeram um coral e cantaram a letra em alto e bom som. Foi emocionante!

vovós se empolgaram quando o grupo tocou a música Carinhoso
vovós se empolgaram quando o grupo tocou a música carinhoso

Para ajudar na reforma da casa, a doação da visita desse mês foi de material de construção. Levamos quatro caixas d’água de 2 mil litros, 25 caixas de impermeabilizante Via Plus Top e 100 metros de piso antiderrapante.

 

4 caixas d'água com 2.000 litros
4 caixas d'água com 2.000 litros

Agradecimentos especiais a nossa fotógrafa solidária pelas fotos maravilhosas.

E claro… aos amigos solidários que mais uma vez se superaram!!!

amigos solidários e responsáveis pelo Lar de Sarepta
amigos solidários e responsáveis pelo Lar de Sarepta

Até a próxima visita!

Rede E-Solidário
Conectando Projetos Sociais, Doadores e Voluntários!
http://www.e-solidario.com.br 

Comentários ($)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Luci Musser 20 de agosto/ 2012

Conheci o Sr. Mário também desde o ano passado quando estivemos no Lar de Sarepta para uma Ação Social. O meu esposo ficou tão compadecido com os idosos que saiu e foi buscar mais alimentos com um amigo, trouxe 50 kg de açúcar, 25 kg de leite em pó e o que foi a felicidade de todos para a sobremesa do dia “SORVETES E PICOLÉS”. O sr. Mário falou “há quanto tempo não sei o que é um picolé de chocolate”. Coisas simples para alguns é muito difícil para outros, não imaginam a nossa satisfação de poder ajudar. E mais ainda quando falamos e mostramos fotos para o amigo que doou, dos seus olhos sairam lágrimas.
Muito obrigados a todos oas amigos solidários.
Luci Musser
(Projeto No caminho Certo)

Lucia Macedo 10 de abril/ 2013

Ajudei o Lar com algumas doações: Minha vózinha faleceu e deixou muitas coisas em ótimo estado roupa de cama, banho, roupas de senhora de tudo um pouco e levei para o lar com o maior prazer pois ainda viva minha vózinha Cristina havia me pedido para doar tudo dela para um Lar de isosos e escolhi voçês, separei tudo que poderia doar inclusive uma cadeira de rodas em bom estado.. Agora vou solicitar aos meus amigos o que eles mais precisam que é fralda absorvente e de material de curativos.Gazes, ataduras, algodão, pomadas, etc
Em breve estarei levando!


E-Solidário