Lar Alternativo Os Girassóis – Cuidando das Crianças do Lixão

Visita realizada pela Rede E-Solidário ao Lar Alternativo Os Girassóis (Niterói) em 24/06/2012.

Antes de falarmos sobre o projeto precisamos falar sobre a fundadora, Dona Edith, essa Heroína Solidária, grande exemplo de amor, compaixão e sacrifício ao próximo. Embora todos os projetos deixem suas marcas quando contam suas histórias ao nosso grupo de visita, existem aqueles que tocam tão profundamente que se torna quase impossível continuarmos nossas rotinas sem lembrarmos da história daquelas pessoas, da sua luta diária e de como sobrevivem em meios tão hostis.

Conhecemos no dia 24 a dura realidade das crianças do lixão de Niterói  que residem no entorno, levadas pelos pais que trabalham como catadores e precisam do lixão para sobreviver. A história daquelas crianças é tão dura, tão sofrida que um anjo foi até lá para salvar os pequenos, já que não suportava viver sua vida enquanto aquelas crianças eram largadas no lixo, crescendo na miséria, algumas se tornando criminosos ou retornando ao lixão… isso era demais para Dona Edith, ela precisava fazer alguma coisa…

 E ela fez, fundou uma instituição como  abrigo diário para transformar aquelas crianças, ajudando a formar um caráter e tentando evitar que elas se perdessem. Para se ter idéia da vontade dessa mulher e da sua coragem basta pegar um trecho da sua história quando recebia crianças sem saber o que era um banheiro… Qual de nós saberia lidar com uma situação dessas ou então se sacrificaria por elas? Hoje a instituição não recebe apoio nenhum da prefeitura ou do governo, sobrevive somente de doações.

Dona Edith - exemplo de solidariedade
Dona Edith - exemplo de solidariedade

Hoje as crianças são amparadas pela instituição, claro que possuem suas dificuldades e deficiências, mas de forma alguma se comparam ao passado onde eram encontradas brigando com urubus por pedaços de carne ou impregnadas por sujeira e não sabiam o que era um vaso sanitário. Nossa Gratidão a essa senhora que faz da sua vida uma história de amor ao próximo, anjo do bem e mestre de solidariedade, muito obrigado pela inspiração e pelo exemplo!!! 

Crianças hoje muito bem cuidadas e amparadas pela instituição
Crianças hoje muito bem cuidadas e amparadas pela instituição

 No dia 24/06, visitamos o Lar Alternativo Os Girassóis, que cuida dos filhos de catadores de lixo do aterro sanitário do Morro do Céu, em Niterói. Fizemos uma festa junina muito animada, onde as crianças e os amigos solidários se divertiram muito! 

amigos solidários preparando a festa junina
amigos solidários preparando a festa junina
:)
:)

Dona Edith comanda a instituição com muito carinho e dedicação desde a sua inauguração, em 1981. Em uma conversa bastante emocionante, ela nos contou como funciona a instituição. Dona Edith percebeu a necessidade de criar a creche quando viu duas crianças de cerca de cinco anos brigando com um urubu por um pedaço de carne. Desde então, ela vem cuidando de crianças muito carentes, que antes não tinham perspectiva de um futuro melhor.

amigos solidários entrevistam Dona Edith
amigos solidários entrevistam Dona Edith

No início, a creche deveria receber 20 crianças, mas já no terceiro mês eram 40 e, depois de um ano, ela cuidava de 90 crianças. Hoje, são 110 crianças atendidas pelo projeto, que fazem todas as refeições na instituição e ainda recebem reforço escolar, aulas de artesanato, cerâmica e informática, além de diversas atividades recreativas. Toda a estrutura do lar é mantida com doações, por isso ficamos muito felizes em ajudar um pouquinho esse trabalho tão bonito.

entrega do quadro "Visitado pelo E-Solidário" a Dona Edith
entrega do quadro "Visitado pelo E-Solidário" a Dona Edith
amigos solidários!!!

Para a festa junina solidária, levamos muitas brincadeiras para animar a criançada. Tivemos pescaria, boca do palhaço, lança argola e corrida do saco. As crianças adoraram as brincadeiras e gostaram mais ainda dos brindes! Para entrar no clima caipira, fizemos maquiagem típica nas meninas e nos meninos. 

 As crianças e os amigos solidários brincaram ainda de futebol, peteca, bolinha de sabão e estalinho. Foi uma diversão só!

 A comida foi preparada pela instituição. Teve pipoca, cachorro quente, batata frita e refrigerante. Para completar, os amigos solidários levaram um bolo de chocolate. Estava tudo uma delícia e a criançada adorou!

amigos solidários com as crianças

Além das brincadeiras e das prendas, levamos doações pedidas pela Dona Edith. Foram elas:

  • Uma coifa Electrolux;
  • Quatro quadros negros;
  • 120 pastas de identificação;
  • Material Pedagógico.

doações
prendas para as brincadeiras

Se você quer ajudar e não sabe como então participe do Lar Alternativo Os Girassóis e ajude Dona Edith a transformar a vida das crianças do lixão.

:)

Foto do nosso grupo solidário, Dona Edith e crianças!!

 

Até a Próxima!!

Rede E-Solidário
Solidariedade a um clique!!
http://www.e-solidario.com.br 

 

Comentários ($)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Valeria Gerbatin 24 de julho/ 2012

Ola todos,
Parabens pelo lindo trabalho. Poderiam por favor me dizer exatamente onde fica a instiituição? sou do Rio e nao conheço bem Niteroi e as pessoas que conheço e moram em Niteroi, tambem nao conhecem bem o local. Ela precisa de algum tipo de ajuda pedagogica? As crianças têm reforço escolar ? Enfim, aguardo contato para maiores detalhes.
Obrigada desde já.

Priscila Freire 1 de agosto/ 2012

Valeria, boa tarde.
Faço parte do Lar Alternativo Os Girassóis. Ficamos no Morro do Céu, em frente ao lixão de Niterói. Fica entre o Caramujo e Viçoso Jardim. O caminho pode ser pela subida da Ititioca ou pelo Caramujo. Me ligue que explico direitinho (21) 8101-8170. Quanto a ajuda pedagógica, temos uma colaboradora que tem esta formação mas precisamos de ajuda neste sentido. Com relação a reforço escolar, se você souber de voluntários que possam nos auxiliar teremos o maior prazer em conversar com eles. Estaremos fazendo amanhã (quinta dia 02/08/12) um Chá no Clube Central na Praia de Icaraí em Niterói as 14:00h para arrecadar fundos para nossa Casa. Se você puder divulgar agradecemos pois ainda temos alguns convites que serão vendidos na porta do evento (R$10,00). Obrigada desde já, Priscila Freire


E-Solidário