Sodalício Sacra Família – Um Lar de Idosas Felizes e muito Simpáticas

Visita realizada pela Rede E-Solidário ao projeto Sodalício Sacra Família – 17/03/2012

portão de entrada da instituição
portão de entrada da instituição

O Sodalício Sacra Família é um lar de idosas cegas localizado na Taquara, Jacarepaguá, Rio de Janeiro. A instituição possui um espaço maravilhoso, amplo, com jardim, árvores e uma igreja onde são celebradas missas.

local muito bonito e agradável
local muito bonito e agradável
igreja onde são celebradas missas
igreja onde são celebradas missas

O projeto é muito bem administrado por freiras que tratam as vovós com muito carinho e amor. Na instituição existe uma enfermaria aberta 24hs e funcionários que trabalham na limpeza da instituição. Voluntários realizam diversas atividades durante a semana, mas a vovós são muuuito carentes – se você quiser visitá-las será sempre muito bem recebido!! 

linda foto da nossa querida fotógrafa profissional solidária - Tania Sanches
linda foto da nossa querida fotógrafa profissional solidária - Tania Sanches

A instituição estava um brinco, todos os cômodos muito bem arrumados, limpos e a manutenção impecável. Nos corredores foram fixadas barras de apoio para ajudar a locomoção das idosas.. :)

Nossos amigos do projeto Pêlo Próximo participaram da visita e deram um show com seus cães pet-terapeutas. Mais à frente falaremos sobre o seu encontro com as vovós.

cães terapeutas em ação...
cães terapeutas em ação...

As restrições impostas pela deficiência visual são muito grandes, e geram grande dependência, especialmente entre os idosos. As atividades do dia-a-dia, que no nosso entendimento são as mais simples do mundo, são uma verdadeira superação para um deficiente visual. A grande maioria das vovós possuía deficiência de 100% da visão.

O que mais impressionou a todos que participaram da visita foi a simpatia daquelas vovós, como eram fofas, super carinhosas e sorridentes, nosso grupo foi conquistado em questão de minutos. Segundo Irmã das Neves, para as vovós o mais importante é o toque, elas são muito sensíveis a esse tipo de interação, por isso se um dia for visitá-las não se esqueça de dar a mão, um abraço e um carinho, elas vão AMAR!

Amigos Solidários em Ação!

as pequenas abraçavam as vovós... deram um show!!
o contato é o momento mais importante para elas...
como elas gostam de conversar... :)
:) ... foi emocionante!!

 Apesar de todas as dificuldades enfrentadas pelas vovós (muitas também foram abandonadas pela família) elas são um grande exemplo de resignação e resiliência, formando um grupo de vovós muito, muito, muito fofas. Se você deseja visitar um lar de idosas não perca a oportunidade, não vai se arrepender.

A visita foi agendada com a irmã Adriana, super simpática e atenciosa, mas durante a visita a Irmã das Neves, responsável pela instituição, foi nossa anfitriã. O grupo de visitas envia um abraço a essa querida irmã de caridade que nos recebeu com tanto carinho e atenção.

As vovós estavam eufóricas com a visita dos cachorros e quando os amigos pet-terapeutas entraram foi emocionante, vovós chorando, nosso grupo emocionado, foi um chororô de todos os lados, realmente emocionante… infelizmente as palavras não poderão reproduzir a emoção do momento.

Idosas choraram, voluntários choraram, um sentimento de ternura envolveu a todos
essa vovó se emocionou com os cães
os voluntários iniciavam o contato dos cães com as idosas
as vovós adoravam fazer carinho nos cachorros
 
os cães pequenos ficavam no colo das idosas
 
:)

  Como tínhamos mais idosas que pet-terapeutas, aproximadamente 40 vovós e 10 cães terapeutas, nosso grupo conversava com algumas idosas enquanto voluntários do Pêlo Próximo aproximavam os cães de algumas idosas. Só tenho uma palavra para esse momento – MARAVILHOSO!!!

A foto mostra a dinâmica da visita... Todas recebiam atenção... foi D+
A foto mostra a dinâmica da visita... Todas recebiam atenção... foi D+

Se você já visitou um lar de idosos deve saber que eles adoram salgadinhos, bolo etc. Com nossa experiência adquirida em visitas anteriores decidimos levar quitutes, refrigentes (somente diet) e bolos (diet estavam maravilhosos e foram doados pela Maria Docinho), foi o maior sucesso!

As vovós ADORAM lanche.. como elas gostam de salgados
As vovós ADORAM lanche.. como elas gostam de salgados

O grupo de visitas da Rede E-Solidário arrecadou para o Sodalício Sacra Família 22 ventiladores de parede para que as vovós não sintam mais calor, R$ 500,00 em proteína (peixe e carne) e R$ 600,00 em fraldas e absorventes geriátricos. Além de ajudar o projeto visitado, também arrecadamos 1 tonelada de ração para o Abrigo João Rosa, abrigo de animais abandonados apoiado pelos amigos do Pêlo Próximo.

480 fraldas geriátricas e 300 absorventes
22 ventiladores tufão doados pela Rede E-Solidário
22 ventiladores tufão doados pela Rede E-Solidário
1 Tonelada de ração doada ao abrigo João Rosa
1 Tonelada de ração doada ao abrigo João Rosa

Queria deixar aqui um grande abraço aos amigos do projeto Pêlo Próximo, às irmãs de caridade que nos receberam e a todos os amigos solidários que nos ajudaram na arrecadação de doações e participaram ativamente da nossa visita. Muito obrigado amigos…

muito obrigado a todos....

Um abraço solidário,

até a próxima visita!!!

 

 Rede E-Solidário,
Conectando Projetos Sociais, Doadores e Voluntários
http://www.e-solidario.com.br 

Comentários ($)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cynthia Bernstorff 1 de maio/ 2012

Muito, mas muito bacana a visita que vocês fizeram a estas senhorinhas. Parabéns, amei… Eu faço parte de um grupo de trabalhadores voluntários que atua nos domingos num local específico (berçário), e de lá não podemos fazer nenhum deslocamento. Contudo, também faço parte de um grupo de amigas, umas 30 mulheres, e jogamos vôlei juntas, na praia da Barra e numa quadra esportiva aqui na Barra da Tijuca. Aproveitando a nossa união, e o espírito amigo de todas, gostaria muito de inserir na programação do nosso grupo, uma visita mensal (nos domingos a tarde) em instituições deste tipo, dando preferência aos bairros adjacentes à da Barra, até que vinguemos o que por hora é apenas a minha intenção… Com certeza, SEMPRE levaremos SEMPRE ao local: (1) um lanche gostoso, (2) muito amor e muito carinho… (3) poderemos também levar livros e ler estórias, (4) promover trabalhinhos de arte terapia: recorte, colagem, desenhos, pintura… e (5) quando a instituição permitir (seja com crianças ou com adultos), poderemos fazer recreações com nossas bolas de vôlei. Como eu faria para criar um calendário anual para estas visitas (inicialmente) mensais? Abraço afetuoso, Cynthia

Cynthia Bernstorff 2 de maio/ 2012

Poderíamos visitar as Vovós no Domingo do dia 3 de junho de 2012? Como marcar? Qual o telefone, nome e e-mail para fazer o contato?

Cordialmente, Cynthia

tatiana 3 de maio/ 2012

olá Cynthia,

Para fazer contato com o sodalício, ligue para 2440 8093 / 22646498 e peça para falar com a irmã Adriana.
O email dela é:ir.adrianalucas@hotmail.com.

Não deixe de conhecer o site http://www.e-solidario.com.br para conhecer outros projetos sociais cadastrados que o seu grupo poderá visitar.
Você verá que pelo site, é possível também ver o que os projetos estão precisando e fazer uma doação diretamente ao projeto.

No blog, há matérias e fotos sobre os projetos já visitados pelo grupo e-Solidário.

Um abraço,

Tatiana

Cynthia Ruiz 4 de maio/ 2012

Olá Cynthia, caso queira ir visitá-las entre em contato com a Irmã Adriana pelos telefones 2440 8093 / 22646498 . Em nosso site
http://www.e-solidario.com.br você encontrará mais informações sobre este e outros projetos cadastrados. Obrigada e um abraço,
Cynthia

Clara 4 de abril/ 2014

Olá Cynthia Bernstorff,
Meu nome é Clara, faço parte do Grupo Solidariedade (https://www.facebook.com/pages/Grupo-Solidariedade/202427146539779)
Moro na Barra há 2 meses, e achei muito legal sobre o grupo que vc mencionou.
Gostaria de participar.
Caso vc também queira conhecer-nos, entre em nossa fanpage.
Abçs!!

Teresa França 3 de maio/ 2012

Gente que maravilha a visita de vcs.
Na próxima visita do grupo E-Ssolidário,gostaria de participar.
Abraços
Teresa França

Alvaro Kilkerry 3 de maio/ 2012

Parabéns pela visita! As fotos expressam bem a beleza do ato.

ELIANE 22 de novembro/ 2012

Trabalho maravilhoso de se ver
Saber que existe pessoas como E – solidário pelo mundo já nos da a certeza que tudo nesta vida pode ser diferente

O carinho, amor e dedicação que cada um de vocês tem para com este trabalho e algo para não se esquecer jamais.

Todos nos, mais cedo ou mais tarde chegaremos a esta fase da vida, e deveríamos ter a consciência do valor e valorizar muito a pessoa IDOSA
Nesta nova etapa de vida o que eles desejam é um pouco de respeito e de amor…
Um pouco…
Do muito que eles já deram nesta vida a todos nos!!!

O e-solidario esta mostrando isto com este trabalho maravilhoso.
Peço a Deus por todos vocês que ilumina teus caminhos nesta belíssima jornada.

Obrigada e-solidario

Soraya Santos Reis 6 de março/ 2014

Minha bisavó estave la por uns 5 anos, e foi muito bem tratada, fizemos até amizade com as irmãs, eu recomendo sempre para que possa por as velhinhas lá.
Pra mim é a paz que está la.

Tanto que ano passado fui passar férias com a Irmã Rita no convento em Recife.


E-Solidário