Espaço Logos – Transformando Crianças em Situação de Risco em Pequenos Cidadãos

Visita realizada pela Rede E-Solidário ao Espaço Logos em 11 de fevereiro de 2012.

Entrada da Instituição
Entrada da Instituição

A vida em nosso país é muito dura para as famílias que não possuem recursos financeiros. A situação fica ainda mais grave quando um ou mais filhos apresentam comprometimento de aprendizado ou cognitivo. Além desses problemas, a grande maioria dessas pessoas reside em comunidades carentes onde existe a convivência com o tráfico e o crime. Com todas as dificuldades e frustrações durante a formação educacional e por conseqüência na alocação profissional, estas crianças correm o risco de serem aliciadas ainda jovens ou na fase adulta pelo ganho fácil e ilícito.

 
 

Como as famílias são carentes, não podem investir nas crianças além do que a rede pública de ensino oferece. Infelizmente, a falta de recursos não é o único problema – existem muitos casos onde a falta investimento de tempo na formação do caráter da criança e o próprio exemplo equivocado dos pais traz graves e talvez irreversíveis conseqüências para o desenvolvimento dos filhos.

Para se ter uma idéia da gravidade do problema e como essas crianças e jovens ficam excluídos, basta contabilizar o percentual de jovens atendidos pelo projeto que chegam a instituição sem saber ler ou escrever ou são analfabetos funcionais (conseguem escrever somente o próprio nome). Nesses casos não basta solidariedade, é preciso paciência para convencer a moça ou rapaz que é necessário aprender a ler e escrever!

Diante de tarefas tão desafiadoras foi criado o Espaço Logos com o objetivo de ajudar crianças em situação de risco social ou pessoal. Vera, sua fundadora e atual responsável, acredita que podemos evitar que essas crianças se percam e tornem-se futuros criminosos.

Logotipo do Espaço Logos
Logotipo do Projeto - A coroa com raios (amarelo) - voluntários que trabalham com as crianças. A cabeça representam os voluntários que organizam os eventos da instituição (bazar, jantar etc). O corpo representam as pessoas que ajudam a manter a obra

A instituição recebe somente crianças com comprometimento de aprendizado, cognitivo ou com problemas pessoais que a impedem de acompanhar de forma natural o processo de ensino do colégio.

O trabalho exige uma dedicação além das portas da instituição, abrangendo a família, a escola e a avaliação da postura para criança diante da comunidade onde reside. As crianças sabem que podem encontrar a “Tia Vera” ou as voluntárias na rua e que elas vão estar de olho… :)

Tia Vera com amigos solidários
Tia Vera com amigos solidários

As crianças são encaminhadas para instituição pelas escolas públicas da região que já conhecem o trabalho realizado pelo Espaço Logos durante os 15 anos de existência. O projeto atende no máximo 30 crianças e Vera é bem clara quando informa que não abre mão da qualidade do trabalho realizado, exigindo empenho por parte dos participantes e familiares, caso contrário a criança não pode continuar a freqüentar a instituição.

Mas o que mais nos surpreendeu na história do projeto foi como ele surgiu: Vera foi abordada por uma criança que estava tentando assaltá-la na época que era uma funcionária pública. Durante o assalto a criança acabou cortando-a, mas  o mais interessante foi a reação de nossa amiga que ficou marcada pelo olhar daquela criança, e ao invés de se revoltar despertou para uma nova realidade: “O que eu estou fazendo em relação a esse problema e porque essa criança está seguindo esse caminho? “. Um belo exemplo solidário que não podíamos deixar passar em branco.

 

 O projeto realiza as seguintes atividades:

  • Complementação Escolar
  • Complemento da Alfabetização – As crianças e jovens não podiam receber complemento escolar se não sabiam ler e escrever, por isso foi criado o curso de complemento da alfabetização
  • Oficina de Leitura
Biblioteca
Biblioteca
  • Aula de Música – violão, cavaquinho e percussão

Instrumentos para as aulas de violão e cavaquinho
Instrumentos para as aulas de violão e cavaquinho
Instrumentos para as aulas de percussão
Instrumentos para as aulas de percussão

  • Esportes – judô e capoeira
  • Dança
Essa sala é utilizada para as aulas de jiu-jitsu, capoeira, música e dança
Essa sala é utilizada para as aulas de jiu-jitsu, capoeira, música e dança
  • Informática
Sala de Informática
Sala de Informática
  • Cidadania
  • Encontro com pais e mães

 O projeto não possui funcionários, somente voluntários que compõem uma verdadeira família solidária. O envolvimento é tão grande que existem voluntários que trabalha há mais de 12 anos.

Perguntamos a Vera sobre os resultados positivos e ela prontamente respondeu que muitas crianças seguiram outro rumo em suas vidas e alguns ingressaram na faculdade!!!

Durante a visita realizamos atividades com as crianças para criação de instrumentos de percussão (agradecimentos a nossa gerente de cultura e recreação) e máscaras de carnaval e no final todos estavam brincando no Bloco Unidos do E-Solidário. A garotada deu um verdadeiro SHOW na percussão, foi incrível e surpreendeu nosso grupo, que contava com batuqueiros de peso.

Atividades com as crianças
Atividades com as crianças
As maquiadores estavam inspiradas!!!
As maquiadores estavam inspiradas!!!

 

Miss Butterfly!!!
Miss Butterfly!!!
Gato Félix
Gato Félix

Bloco E-Solidário

Profissionais do Batuque
Profissionais do Batuque
Todos participaram do batuque
Todos participaram do batuque

 

Os garotos da instituição deram um show!!
Os garotos da instituição deram um show!!
Passistas do Espaço Logos animaram o bloco
Passistas do Espaço Logos animaram o bloco
Bloco E-Solidário subindo a ladeira!!!
Bloco E-Solidário subindo a ladeira!!!

 A Rede E-Solidário arrecadou para o Espaço Logos as seguintes doações:

  • Geladeira Brastemp Frost-Free de 325 litros.
  • Lavadora de Roupa Brastemp 11kg.
  • Microondas Brastemp.
Geladeira Frostfree Brastemp 345lt
Geladeira Frostfree Brastemp 345lt

 

Lavadora Brastemp 11kg
Lavadora Brastemp 11kg
Microondas
Microondas

Todos os projetos do Espaço Logos passam a sensação de seriedade e compromisso, mas a instituição sobrevive de doações para pagar as contas que não são poucas. Por isso, se você deseja ajudar e não sabe como ajude nossa amiga solidária Vera a transformar crianças em risco social em Pequenos Cidadãos!!

Amigos Solidários na Ladeira
Amigos Solidários na Ladeira

Nossa visita foi D+, até a próxima

Agradecimentos especiais a nossa querida amiga solidária e fotógrafa profissional Tania Sanches pelas fotos maravilhosas – http://www.taniasanches.com

Para ver o álbum com todas as fotos da visita clique aqui.

Rede E-Solidário
Conectando Projetos Sociais, Doadores e Voluntários
http://www.e-solidario.com.br

Comentários (1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cleber luis 17 de março/ 2016

Fala ai cavquinista, tudo blz! iai já aprendeu a dar os primeiros acordes no cavaquinho? ainda não? já sabe alguma coisa de teoria? clica no meu nome e vejá como! forte abraço…


E-Solidário