ONG Fabricando Empresários – Criando Vencedores

Painel na entrada da instituição

Quem acreditaria que por trás de um sugestivo anuncio no jornal “Oportunidade para Desempregados e Pessoas Carentes com ganhos de até R$100 por dia” estaria uma bela oportunidade para pessoas que perderam seus empregos e precisam de ajuda para recolocação no mercado de trabalho ou para realizar o seu sonho e criar o próprio negócio?

Com muita vontade e superando diversos obstáculos o grupo Fabricando Empresários ajuda pessoas em situação profissional delicada a se reestruturar.

Existem diversos quadros distribuidos pelo projeto para estimular os participantes e relembrá-los dos conceitos mais importantes
Existem diversos quadros distribuidos pelo projeto para estimular os participantes e relembrá-los dos conceitos mais importantes

As lições do projeto estimulam diversas modificações em seus alunos, tais como:

  • Aprender a acreditar no seu potencial e vencer as dificuldades
  • Aceitar os desafios e obstáculos, acreditando sempre que é possível alcançar seus sonhos
  • Desenvolver a postura de um profissional ou empreendedor que deseja ter sucesso.
  • Aprender a vender o seu produto ou serviço, cativando o cliente.
  • Acreditar que é importante a motivação diária e a valorização de cada conquista, por menor que seja.
  • Aumentar a auto-estima e auto-confiança, já que muitos chegam ao curso sentindo-se fracassados.

Já visitamos projetos que trabalham para capacitar e alocar pessoas carentes no mercado de trabalho, mas um grande diferencial do Fabricando Empresários é a prática das atividades ensinadas em campo, ou seja, os instrutores saem juntos com os alunos para mostrar como cativar clientes e realizar vendas.

Bom, vamos falar como funciona o projeto:
André Veiga, o fundador do projeto, parte do principio que cada um tem um potencial para se tornar empreendedor, ou seja, todos podem trabalhar suas idéias e habilidades para criar seu próprio negócio. Segundo nosso amigo solidário, o curso de formação de empreendedores oferecido pela ONG ajuda a despertar esse potencial, descobrindo os talentos e aprimorando-os.

André é o fundador da instituição, seu trabalho na ONG é um belo exemplo de Solidariedade.

Utilizando técnicas de vendas nosso consultor de vendas solidário criou um processo de treinamento e formação de empreendedores baseado em técnicas de venda e marketing, trabalhando o auto-conhecimento e auto-estima dos particpantes.

Durante a palestra André falou sobre a história da instituição, seus objetivos e contou casos  de sucesso da ONG, mostrando como é possível resgatar a dignidade e criar oportunidades para ajudar pessoas que estão desempregadas e sem perspectiva.
Durante a palestra André falou sobre a história da instituição, seus objetivos e contou casos de sucesso da ONG, mostrando como é possível resgatar a dignidade e criar oportunidades para ajudar pessoas que estão desempregadas e sem perspectiva.

O curso de empreendedorismo é prático e no primeiro dia o aluno já sai a campo para aprender como vender sua idéia ou produto, como se apresentar diante de potenciais compradores, como trabalhar a empatia e cativar o cliente. Durante os depoimentos de quem foi auxiliado pelo projeto pudemos comprovar que é possível transformar a vida de pessoas dando-lhes uma oportunidade e ferramentas para trabalhar.

Participantes que foram beneficiados participaram da apresentação com seus depoimentos ...
Muitos retornam para trabahar como voluntários na ONG

Mas o que é vendido por um participante que acaba de ingressar no projeto? Essa questão nos deixou curiosos. E mais, como o projeto é sustentado? André informou que os produtos são comprados pela própria ONG, que trabalha em sistema de consignação com os alunos do curso.  O preço de venda dos itens vendidos pelos alunos não passa de 25 reais, e um valor fixo deve ser repassado para a instituição, com o objetivo de cobrir os custos de aquisição do produto e manutenção do projeto.  O restante é do próprio vendedor, ou seja, se ele conseguiu vender o produto com valor maior, recebe maior comissão. Dessa forma o participante consegue ver o resultado do seu trabalho já nos primeiros dias e sente-se motivado a continuar e aprender mais.

Produtos vendidos pelos participantes
Produtos vendidos pelos participantes

A instituição também oferece cursos de informática para auxiliar na capacitação para o mercado de trabalho ou na formação básica de informática para criar a sua própria empresa.

Laboratório de Informática - Cursos de inclusão digital e formação básica para ajudar na capacitação ou criação da própria empresa
Laboratório de Informática - Cursos de inclusão digital e formação básica para ajudar na capacitação ou criação da própria empresa

O curso de alfabetização foi criado para ajudar aqueles que participam do curso de empreendedorismo, mas não sabem ler e escrever.

Também conhecemos a sala onde é realizado o curso de Silk-Screen para pessoas que desejam trabalhar ou criar negócios trabalhando com material de divulgação (camisas, bonés, etc).

Sala utilizada para aulas de silk
Sala utilizada para aulas de silk

A ONG Fabricando Empresários também formou uma parceria com o projeto Arte em Foco para disponibilizar aulas de teatro, formação de atores e palhaços. O grupo de teatro deu um show na apresentação das suas atividades e ficamos felizes em saber que eles também fazem visitas a hospitais seguindo a idéia dos Doutores da Alegria proposta por Patch Adams.

Essa figura é o Lip, responsável pelo projeto Arte em Foco. Eles são parceiros da ONG Fabricando Empresários.

O curso de formação de atores também é freqüentado por pessoas que têm grande dificuldade em se expressar. Segundo o responsável pelas aulas de teatro, o resultado é muito positivo para este perfil de aluno, que chega ao curso mal conseguindo se expressar e sai parecendo um “grilo falante”… :)

Apresentação dos Palhaços. Foi SHOW!!!!
Apresentação dos alunos do curso de atores da Arte em Foco
Apresentação dos alunos do curso de atores da Arte em Foco

A rotina dos cursos de empreendedorismo funciona mais ou menos assim: todos devem participar da reunião realizada bem cedo, na qual é oferecido um café da manhã (muitos que participam não têm o que comer). Durante uma ou duas horas os alunos assistem as aulas, que são direcionadas para dois temas: aprimoramento na arte de vender e criação do próprio negócio.

Também existe um sino para ser tocado no último dia do curso pelas pessoas que conseguiram vender algum produto, e todos compartilham VIBRANDO com as conquistas. O ambiente é altamente motivamente e positivo para pessoas que estão precisando de ajuda para se sustentar, tem até uma dancinha da qual nós também participamos… rsrs… infelizmente está disponível no vídeo da visita.

Ao término da preleção matinal os alunos  saem a campo com o material de venda, devendo retornar ao anoitecer para prestar contas.

Grupo Fabricando Empresários
Grupo Fabricando Empresários

O grupo de visitas da Rede E-Solidário foi recebido com muita hospitalidade pela ONG Fabricando Empresários, teve até lanchinho!! Particularmente achei o trabalho muito interessante e fiquei muito satisfeito quando os responsáveis informaram ser evangélicos, mas receptivos a pessoas necessitadas que professam outros credos. Isso mostra que nossos amigos solidários têm como principal objetivo auxiliar o próximo.

Nosso grupo é solidário em tudo, até na degustação dos quitutes...
Nosso grupo é solidário em tudo, até na degustação dos quitutes...
Familia Solidária presente no evento... :)
Familia Solidária presente no evento... :)

O grupo também realiza trabalhos com moradores de rua, dependentes químicos e alcoólatras, tentando aplicar o modelo de empreendorismo para retirá-los do “buraco” em que se encontram. No caso dos dependentes químicos existe uma parceria com instituições que os recebem para internação e desintoxicação. Para evitar que o dinheiro inicial seja utilizado para sustenter o vício, os dependentes químicos só são aceitos no projeto após o período inicial de tratamento.

Nossos amigos solidários também trabalham com assistência social distribuindo alimentos nas comunidades carentes onde existem filiais do projeto. A ONG Fabricando Empresários possui núcleos no município do Rio de Janeiro, em Campo Grande (sede), Centro, Coelho Neto e no município de Nova Iguaçu.

Existem alguns trabalhos diferenciados em cada filial, mas a idéia é padronizar os atendimentos. O Jiu-jistu é ministrado em comunidades carentes para atrair crianças e jovens, ajudando a afastá-las das más companhias que acabam levando-as para do trafico ou roubo.  Os cursos de Webdesign e manutenção de micro estão sendo implantados pela ONG e temos certeza que serão de grande ajuda para pessoas que buscam novas oportunidades profissionais.

Tivemos uma grata surpresa com os depoimentos de pessoas que foram atendidas pela instituição e conseguiram reverter a situação que se encontravam através do curso de empreendedorismo e hoje são voluntários no projeto, participando como instrutores ou apoiando as atividades realizadas pelo grupo, eles parecem uma grande família.

O retorno de ex-alunos para trabalhar como voluntários é um belo atestado da qualidade do trabalho realizado, mostrando que o aprendizado não alcança somente aspectos profissionais, mas também promove a conscientização da responsabilidade social que temos em relação ao próximo que está em dificuldades e precisa de ajuda.

Bruno é responsável pelo laboratório de informática e ficou muito feliz com as doações de computadores e Netbooks. Ele também foi beneficiado pela ONG, fundou sua empresa de informática e hoje atua como professor e é um dos responsáveis pela manutenção dos laboratórios de informática.
Bruno é responsável pelo laboratório de informática e ficou muito feliz com as doações de computadores e Netbooks. Ele também foi beneficiado pela ONG, fundou sua empresa de informática e hoje atua como professor e é um dos responsáveis pela manutenção dos laboratórios de informática.

A Rede E-Solidário arrecadou para a ONG Fabricando Empresários 5 computadores sem monitor, 3 quadros brancos, 20 canetas para quadro branco e 2 filtros de linha. Também foram doados por amigos solidários: 1 netbook, 1 computador usado e muitas peças de computador usadas.

Foram doados pelo Grupo de Visitas da Rede E-Solidário: 5 computadores sem monitor, 1 Netbook usado (doado por um amigo solidário), 3 quadros brancos, pilots, filtros de linha, 1 computador usado e uma grande quantidade de peças de computador usadas (doados por amigos solidários)
Foram doados pelo Grupo de Visitas da Rede E-Solidário: 5 computadores sem monitor, 1 Netbook usado (doado por um amigo solidário), 3 quadros brancos, pilots, filtros de linha, 1 computador usado e uma grande quantidade de peças de computador usadas (doados por amigos solidários)

A Rede E-Solidário agradece o carinho e a bela recepção dos amigos da ONG Fabricando Empresários e deseja muito sucesso aos nossos amigos solidários.

Rede E-Solidário ao alcance de todos!!!  :)
Rede E-Solidário ao alcance de todos!!! :)

Veja também:

  • Maiores informações sobre a ONG Fabricando Empresários – clique aqui.
  • Álbum de fotos da visita da Rede E-Solidário – clique aqui.
  • Vídeo com a reportagem do projeto na Rede TV – clique aqui.
  • Vídeo da visita da Rede E-Solidário à ONG Fabricando Empresários – clique aqui.

 

 

Um abraço Solidário,
Rede E-Solidário
http://www.e-solidario.com.br

Comentários (1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Margareth Alves Macedo de Carvalho 10 de março/ 2016

Oi meu nome é Margareth e eu gostaria de participar das reuniões do grupo,poderia me informar os dias e horários das reuniões? obrigada.


E-Solidário