Lar Santa Catarina – Formando uma Família com muito amor e carinho

João junto a árvore de Natal
Entrada do Lar Santa Catarina
Nosso grupo já desejava visitar o Lar Santa Catarina há algum tempo. Ouvimos a apresentação do projeto no Instituto da Criança há cerca de 6 meses e nos apaixonamos pelos objetivos e valores deste nobre projeto.

A instituição é um brinco, muito limpa, bem cuidada, tudo muito bem arrumado e organizado. Existem quartos para os meninos, para as meninas e um tipo de berçário para os acamados  (crianças, jovens ou adultos que não têm condições de andar ou ficar na cadeira de rodas devido a graves deficiências físicas).
Também conhecemos a sala de recreação onde a pedagoga Maitê realiza atividades ocupacionais e lúdicas com arte para criação de objetos como enfeites de mesa, enfeites de árvore de natal, quadros, etc. O trabalho dela é muito interessante e importante.
Daniel, Daniela e Glauber na frente das árvores
de natal que eles montaram na aula de arte

Quarto das Meninas
Muito Limpo e Organizado



Quadros pintados nas aulas de artes
Os presentes também foram criados nas aulas de arte

A cozinha é utilizada para preparar a alimentação diária dos funcionários e dos abrigados, que ficam 24 horas por dia e 7 dias na semana na instituição, ou seja, o Lar Santa Catarina é a casa deles. As cozinheiras, responsáveis por todas as refeições, revezam-se em turnos de 12 horas de trabalho.
Cozinha do Lar Santa Catarina

A sala de fisioterapia possui toda a aparelhagem necessária para as atividades semanais. Fisioterapeutas especializadas no atendimento a deficientes físicos buscam auxiliar na recuperação de atrofias e evitar que novos problemas surjam devido às posturas que alguns acamados ficam por causa da grave deficiência física.

Glauber mostrando a sala de fisioterapia
Daniel na Bicicleta Ergométrica
O berçário foi o local que mais nos sensibilizou, pois acolhe os casos mais sérios – todos que ali ficam são acamados. Nossos amiguinhos têm graves deficiências físicas e mentais, com sérios comprometimentos de mobilidade, e dificilmente saem da instituição, mesmo quando há visitas externas. Além disso exigem muito cuidado, atenção e carinho. Para cada turno existe uma funcionária do projeto que é responsável pelo berçário, ministrando remédios, trocando fraldas e alimentando-os, já que eles não tem condições de realizar essas atividades sozinhos.

Berçário

Conforme conhecíamos o interior da instituição e as crianças eram apresentadas ficávamos impressionados com o carinho que os funcionários dispensavam aos assistidos. É um sentimento difícil de encontrar em instituições que tratam de deficientes físicos e mentais, mas parecia natural no Lar Santa Catarina.
A paciência ao lidar com os abrigados é de extrema importância e pudemos comprovar em mais de um momento que todos abraçavam juntos essa causa. Quando entrevistamos a responsável, Fernanda, fomos informados que um dos objetivos do Lar Santa Catarina é transformá-lo em um lar, construindo um ambiente familiar para aquelas crianças, jovens e adultos que passaram por momentos tão difíceis antes de serem acolhidos pela instituição.



Foto do nosso grupo com a Fernanda,
ela é a última do lado direito (vestido)
 Grande parte dos abrigados foi maltratada, rejeitada ou abandonada, raros foram encaminhados pela própria família, quando não havia condição de cuidar deles. Por isso a necessidade de formar uma família, pois muitos que estão ali não possuem mais ninguém – é muito triste, mas é a pura verdade.

A instituição foi fundada pela Fernanda e mais dois amigos que desejavam criar um ambiente “familiar” para cuidar de crianças, jovens e adultos deficientes físicos e mentais. Os três compartilharam as dificuldades vivenciadas em instituições que cuidam de muitos assistidos e não possuem condições razoáveis para alcançar os objetivos que eles desejavam alcançar, já que não basta cuidar deles, é necessário estimular o seu crescimento e convívio social.


Atualmente o Lar conta com 25 funcionários e a gerência do projeto fica por conta da Carla e da Fernanda, que conhecem cada uma das crianças, suas principais características, o que gostam e o que não gostam e qual a melhor forma de ajudá-los… achamos isso fantástico!!!!

 

A nossa visita ao Lar Santa Catarina foi emocionante, conhecemos todos os assistidos, conversamos com eles e com os funcionários, cantamos, brincamos, abraçamos e no final entregamos para cada um deles um presente de natal contendo um kit de roupas novas e brinquedo. Creio que os abraços que recebemos, os afagos nos acamados e as músicas que cantamos ficarão de alguma forma registradas em todos aqueles que participaram da visita. Foram momentos muito especiais.


Nosso Trio Musical
Arrasaram!!!

Nosso Amigo Solidário Elias no Violão
Nossa amiga Juliana
Essa é a Jéssica
cantou junto conosco  :)
  Como não estávamos ali somente para passear, entregamos as doações de mantimentos, material para recreação, brinquedos pedagógicos e começamos a cantar para as crianças… Bom… nem todos cantavam, a maioria acompanhava o trio Karina, Giselli e Maria na voz e Elias no violão.

 

Doção de Mantimentos

Maitê – pedagoga e recreadora –
com as doações de material para recreação
Durante a apresentação para os acamados os visitantes se revezavam para levar carinhos e atenção. Eles adoraram, sorriram, mas acredito que recebemos mais que eles, pois nossos corações se enchiam de alegria por compartilhar aquele momento tão especial com eles.

Ao som de “Noite Feliz” entregamos os presentes para os acamados. Nossa… em palavras…

Olha a alegria do Marcos Epifânio
ao receber o presente



A Jéssica emocionou a todos
quando recebeu o presente



E o trabalho continuou. Depois dos acamados fomos cantar para os outros abrigados. E lá estavam Elias e as meninas cantando,  foram momentos mágicos de integração. As crianças participavam das músicas dentro das suas possibilidades, e também os funcionários, formando uma família, tornando o momento mágico.



Grupo Musical momentos antes da entrega dos presentes



E mais uma vez ao som de “Noite Feliz” finalizamos a entrega dos presentes para os nossos novos amigos, que fizeram a festa com os brinquedos. Foi muito bom levar para eles roupas e calçados novos, porque muitos ali nunca tiveram uma roupa ou sapato novo, somente doações usadas. Ficamos muito felizes em poder ajudar nesse sentido.

Daniela com a amiga solidária Giselli
Renata curtindo seu presente
Daniel não conseguia segurar a alegria
Thiago ganhou uma bola do Papai Noel

O trabalho realizado pelo Lar Santa Catarina é sério e precisa da sua ajuda. O projeto sobrevive a duras penas com doações e depende do governo para pagamento dos funcionários, que muitas vezes recebem com atraso.


Você pode ajudar o projeto com mantimentos ou com recursos financeiros.


A instituição também está de portas abertas para voluntários que desejam realizar atividades com as crianças, jovens e adultos assistidos pela instituição.


Gostaríamos de agradecer à Carla e à Fernanda, que nos receberam com tanto carinho e parabenizá-las pela obra social que realizam. Para maiores informações sobre o Lar Santa Catarina clique aqui.



Grupo de Amigos Solidários que visitaram o Lar Santa Catarina
Fernanda está na parte superior direita (penúltima pessoa da foto)


 Um abraço solidário a todos.
Rede E-Solidário
Conectando Projetos Sociais, Doadores e Voluntários

Comentários ($)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ronaldo 15 de março/ 2012

Acabo de encontrar vocês aqui na internet. Enviei e-mail ao blog com pedido de mais informações. Aguardo retorno. Informo que o Lar Santa Catarina continua necessitando de ajuda e doações o ano inteiro. Aguardamos vocês!
Abraços. Ronaldo.


E-Solidário