Projeto Harmonicanto – Tornando Sonhos Possíveis!


Projeto Social Harmonicanto – Música e Cidadania

Não imaginávamos o que nos esperava nesse domingo, dia 27/06/2010, ao visitarmos o projeto social Harmonicanto, na comunidade do Cantagalo.

Toda criança tem um sonho, mas, infelizmente, muitas delas não podem nem tentar realizá-lo, sufocadas pelas dificuldades impostas ao meio em que vivem.

Conhecemos neste domingo um anjo, que saiu do seu conforto para ajudar as crianças a acreditarem nos seus sonhos, um exemplo real da mais pura solidariedade em favor dos menos favorecidos. Seu nome e Cássia Oliveira, nossa querida amiga solidária, que torna o sonho das crianças da comunidade do Cantagalo possível através da formação musical.

A participação no Projeto começa a partir dos 2 anos, quando é oferecido as criancas um primeiro contato com a música e instrumentos musicais. Cássia chama esse primeiro contato de musicalizaçao. Os mais crescidos ou que já passaram pela musicalização, podem aprender canto, flauta doce, flauta transversa, piano e teclado, percussão e violão com voluntários, inclusive ex-alunos, que participam do projeto, sendo que alguns foram iniciados na música pela própria Cássia.

O Projeto já conseguiu, inclusive, o apoio financeiro de outras instituições para seus alunos, mas ainda faltam parcerias mais sólidas para que o sonho solidário do Harmonicanto continue se realizando.

A apresentação que fizeram para o E-Solidário foi uma festa, crianças de 4 a 16 anos cantando, tocando flauta, teclado, foi LINDO!!!

Impressiona o trabalho que nossa querida amiga solidária realiza com as crianças, é de comover o que ela faz, dando, inclusive, aulas de reforço colegial para que as crianças não percam a chance de passar em uma prova de vestibular ou em concursos para escolas musicais.

O trabalho do Harmonicanto é realizado na casa onde Cássia mora atualmente, na própria comunidade. Essa casa é mantida com o aluguel de sua antiga moradia, na Tijuca, a qual deixou para manter e desenvolver o seu projeto social na Comunidade do Pavão Pavãozinho.

Cássia nos contou que era infeliz em seu antigo trabalho, que obteve através de concurso público. Ela tinha uma vida estável, mas nunca abandonou o sonho, desde menina, de trabalhar com música. Aproveitou, então, um plano de desligamento voluntário e largou tudo – saiu do trabalho, alugou sua casa e mudou-se para a comunidade do Pavão Pavãozinho, onde já lecionava desde 1999, através de uma instituição de ensino que suspendeu suas atividades no local, após anos de intenso trabalho de amor e solidariedade por parte de Cássia. A Professora, contudo, nao quis deixar seus alunos! Divulgou na Internet seu desejo de continuar e toda a ajuda de que necessitava. Assim, em 2006, nasceu o Projeto Harmonicanto.

O Grupo E-Solidário se uniu e doou ao Projeto um gerador, para que suas apresentações possam ser realizadas ao ar livre, o que ajudará na divulgação do Harmonicanto e na obtenção de ajuda para manter esse lindo trabalho social.

O Harmonicanto sobrevive de doações e apresentações remuneradas. O seu “cartão de visitas”, o Conjunto Harmonicanto, formado por aproximadamente 20 crianças participantes do Projeto, tem um grande repertório de MPB e é lindo. As crianças são uma graça, IMPERDÍVEL!

Cássia é um exemplo para todos nos e devemos fazer o possível para ajudá-la a continuar com o seu sonho de dar as crianças da comunidade do Pavão Pavãozinho a oportunidade de realizar seus proprios sonhos!

Como ajudar o Projeto:

  • Ajudando a pagar bolsas de estudo musical para as crianças;
  • Atendendo aos pedidos de auxilio que o Projeto ja publicou na Rede E-Solidario (http://www.e-solidario.com.br);
  • Divulgando o Projeto e o Conjunto Harmonicanto, que aceita convites para apresentações em eventos; e
  • Ajudando no desenvolvimento de um site para o Projeto.


Visual do Retorno …..

Comentários (0)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *